• Gerir adequadamente a imagem digital na internet, quer a nível pessoal como profissional, de membros de forças, corpos de segurança, do estado, ou pessoais, com o objectivo de evitar riscos pessoais e profissionais. Conhecer técnicas de pesquisa de informação em fontes abertas; saber como proceder perante uma crise de reputação, atuar de modo célere, seguro e eficiente.
• Será executada uma análise aos diversos cenários de ataque à reputação na internet, como geri-las, precaver e defender-se dos ataques. Concluir-se-á como a prevenção é a melhor defesa, e desenvolver-se-á um plano de prevenção da identidade digital.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Saber como aferir o atual estado de uma determinada identidade e da sua reputação
• Saber manusear ferramentas de monitorização, alerta e gestão da identidade na rede
• Saber como proteger e defender as identidades digitais e a sua reputação
Dirigido aMembros de forças de segurança, do estado, chefias e técnicos informáticos de qualquer empresa, cidadãos ou qualquer pessoa que execute a gestão de informação sensível do foro privado ou profissional, e que faça uso da internet e sobretudo das redes sociais, sendo detentores de perfis públicos, semi-públicos, privados ou aparentemente anónimos
ConteúdoPROGRAMA
MÓDULO 1 - CONCEITOS BÁSICOS• A identidade • O que é a identidade? A identidade digital? • Reputação pessoal-profissional • A reputação e a reputação na rede?
MÓDULO 2 - AGENTES DE IDENTIDADE E REPUTAÇÃO• Reputação por públicos e não por meios • Diz-me em que rede estás, dir-te-ei quem és
MÓDULO 3 - DETEÇÃO DOS RISCOS DIGITAIS E GESTÃO DA CRISE• Proceso de deteção e avaliação: • Quando estamos em crise de reputação digital • Quando apenas é apenas um ponto sem importância • Estratégia PAS de de gestão de crise digital • Prevenção • Aviso • Socorro
MÓDULO 4 - COMUNICAÇÃO ATIVA VS COMUNICAÇÃO PASSIVA – AMEAÇA POUCO APARENTE• Análise de casos • Reais • Domésticos • Empresariais • Públicos
MÓDULO 5 - FERRAMENTAS DE DETEÇÃO E ANÁLISE• Ferramentas de monitorização • Ferramentas de alerta • Ferramentas de gestão de redes
MÓDULO 6 - TRABALHO FINAL: MANUAL DE AUTO-PROTEÇÃO• Conselhos como seleccionar o nível de invisibilidade e mantê-lo • Riscos asociados a uma gestão descuidada do material digital • Do digital para o terreno: manual de autoproteção verificação dos riscos de reputação à crise de segurança específica • Privacidade e anonimização: como evitar ser identificado na rede (pessoal e da família) • Uso de email único • O porta-voz (pseudónimo) / Uso de identidade com nome falso • Conteúdo colocado na rede (informação pessoal, informação da família) • Como saber o que existe sobre o perfil pessoal? Pesquisa por keywords e a informação relacionada com o perfil (exercício prático) • Criação de alertas relativos a publicações • Verificar as informações veiculadas sobre o perfil pessoa na rede. • Publicação de informação relacional sobre o perfil pessoal. • Exercícios de avaliação.