Objectivos- Identificar sinais de alerta e principais características da discalculia
- Desenvolver competências de avaliação e intervenção clínica e educativa de crianças com esta problemática.
Dirigido aPsicólogos, Professores, Terapeutas e Estudantes nas mesmas áreas.
Conteúdo1º MÓDULO DISCALCULIA 1. Dificuldades de Aprendizagem Específicas 2. Modelos de Desenvolvimento do Raciocínio Matemático 3. Conceito de Discalculia: - definição e caraterísticas; - etiologia; - classificação. 4. Funções Neuropsicológicas na Discalculia: - linguística; - visuoespacial; - mnésica; - afetivo-emocional. 5. Sinais de Alerta e Critérios de Diagnóstico 6. Co-Morbilidades Associadas
2º MÓDULO AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA - (apenas psicólogos e estudantes de Psicologia) 1. Avaliação e Perfis Mnésico, Intelectual, Visuopercetivo e de Personalidade 2. Avaliação Neuropsicológica 3. Instrumentos de Avaliação da Discalculia 4. Análise de Protocolos da Avaliação Psicológica 5. Avaliação Formal e Informal dos Processos de Raciocínio Matemático (aberto a todos os formandos)
3º MÓDULO INTERVENÇÃO REEDUCATIVA 1. Métodos, Estratégias e Técnicas de Intervenção – Mitos e Realidades - Não recomendadas; - Eficazes. 2. Atividades e Exercícios de Reeducação na Discalculia 3. Medidas Educativas Especiais a Aplicar na Discalculia (CIF e DL 3/2008)