Objectivos- Identificar sinais de alerta e principais características da disgrafia
- Desenvolver competências de avaliação e intervenção clínica e educativa de crianças com esta problemática.
Dirigido aPsicólogos, Professores, Terapeutas e Estudantes nas mesmas áreas.
Conteúdo1º MÓDULO DISGRAFIA 1. Dificuldades de Aprendizagem Específicas 2. Modelos de Desenvolvimento da Linguagem Escrita 3. Conceito de Disortografia: - definição e caraterísticas; - etiologia (maturativa, caracterial e pedagógica); - classificação (sintomática e etiológica). 4. Perfil Neuropsicológico da Criança Disgráfica 5. Sinais de Alerta e Critérios de Diagnóstico 6. Co-Morbilidades Associadas
2º MÓDULO AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA - (apenas psicólogos e estudantes de Psicologia) 1. Avaliação e Perfis Percetivo-Motores, Intelectuais, Psicomotores e de Personalidade 2. Avaliação Neuropsicológica 3. Instrumentos de Avaliação da Disgrafia 4. Análise de Protocolos da Avaliação Psicológica 5. Avaliação Formal e Informal dos Processos de Leitura e Escrita (aberto a todos os formandos)
3º MÓDULO INTERVENÇÃO REEDUCATIVA 1. Métodos, Estratégias e Técnicas de Intervenção – Mitos e Realidades - Não recomendadas; - Eficazes. 2. Atividades e Exercícios de Reeducação na Disgrafia 3. Medidas Educativas Especiais a Aplicar na Disgrafia (CIF e DL 3/2008)