ObjectivosIdentificar sinais de alerta e principais características da disortografia
- Desenvolver competências de avaliação e intervenção clínica e educativa de crianças com esta problemática.
Dirigido aPsicólogos, Professores, Terapeutas e Estudantes nas mesmas áreas.
Conteúdo1º MÓDULO DISORTOGRAFIA
1. Dificuldades de Aprendizagem Específicas
2. Modelos de Desenvolvimento da Linguagem Escrita
3. Conceito de Disortografia: - definição e caraterísticas; - etiologia (percetiva, intelectual, linguística, afetivo-emocional e pedagógica); - classificação (temporal, percetivo-cinestésica, cinética, visuoespacial, dinâmica, semântica, cultural).
4. Funções Neuropsicológicas e Psicolinguísticas na Disortografia: - motora; - percetiva; - pensamento lógico; - linguística; - afetivo-emocional.
5. Sinais de Alerta e Critérios de Diagnóstico
6. Co-Morbilidades Associadas
2º MÓDULO
AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA - (apenas psicólogos e estudantes de Psicologia)
1. Avaliação e Perfis Percetivos, Intelectuais, Mnésicos e Linguísticos
2. Avaliação Neuropsicológica
3. Instrumentos de Avaliação da Disortografia
4. Análise de Protocolos da Avaliação Psicológica
5. Avaliação Formal e Informal dos Processos de Leitura e Escrita (aberto a todos os formandos)
3º MÓDULO INTERVENÇÃO REEDUCATIVA
1. Métodos, Estratégias e Técnicas de Intervenção
- Não recomendadas; - Eficazes. 2. Atividades e Exercícios de Reeducação na Disortografia 3. Medidas Educativas Especiais a Aplicar na Disortografia (CIF e DL 3/2008) - See more at: http://www.institutocriap.com/ensino-psicologia/cursos/porto/518-curso-intensivo-de-disortografia#sthash.nOT26xkn.dpuf
Outro curso relacionado com psicologia, saúde mental