Conteúdo- Introdução: cinema como arte sonora - Uma breve história do cinema para os ouvidos: Dificuldades técnicas: do Kinetophone (1895) ao Vitaphone (1927) A ruidosa era dos filmes mudos: música, vozes e efeitos sonoros fora do ecrã - Entre as resistências ao filme falado e o império do 'vococentrismo' - O laboratório sonoro dos desenhos animados - Os musicais da época clássica - Inovações e modernismos do pós-guerra - Novas Vagas de Sons - A experiência sonora do espectador (Dolby, THX e outras revoluções tecnológicas) - A era do som digital - Ontologia e epistemologia do som cinematográfico - A dialéctica som/imagem e a teoria audio-visual de Chion "Audio-visão" e Valor acrescentado Efeitos audio-visiogénicos e as suas bases - Propriedades perceptivas dos sons no filme - Aspectos da espacialização e temporalização pelo som - Som e discurso fílmico - Semiótica sonora - Som diegético e não-diegético - Perspectiva e pontos de escuta