A crescente necessidade de implementação de formação de modo contínuo nas organizações, de um acompanhamento mais individualizado a cada um dos colaboradores, detectando as suas necessidades específicas e procurando colmatar as suas lacunas formativas, coloca um ênfase na actividade formativa que desenvolvem e na verificação da eficácia dessa actividade. O desenvolvimento de formação deve, por esta razão, ser encarado como um investimento e uma actividade estratégica das organizações, e não apenas como uma obrigação ou uma "ocupação" para os colaboradores.
Assim, tal como os restantes investimentos desenvolvidos pelas empresas, e como todas as decisões estratégicas que são tomadas e implementadas, tem que ser feito o seu planeamento, a informação dos intervenientes sobre o processo que compõe esta medida estratégica e a implementação deste investimento, e feito o respectivo acompanhamento ao longo de toda a implementação e no final do processo.
Conteúdo Programático
Reconhecer os desafios atuais das organizações e o papel da formação
modalidades de formação;
formas de organização;
formação interna ou externa;
pedagogia;
avaliação.
Elaborar o plano de formação
Proporcionar a formação e acompanhar a realização do plano
Avaliar os resultados da formação
critérios de implementação;
aplicação dos instrumentos.