- O que é gamificação
- Possíveis definições;
O poder dos videojogos- Os números, as palavras e o impacto dos videojogos em quem joga;
Elementos de jogo- Exemplos de elementos de jogo e sua utilização na gamificação;
Motivação- Modelos motivacionais e sua articulação com os elementos de jogo;
Engagement e bem-estar- O que é e como fomentar através de elementos de jogo
- Aspectos a considerar para promover o bem-estar de quem participa em atividades gamificadas ou utiliza sistemas gamificados
- Elementos de jogo mais adequados;
Exemplos de sistemas, processos ou actividades gamificados- Apresentação de exemplos
- Análise e comentários aos exemplos apresentados;
A utilização de gamificação é adequada em todos os contextos?- Aspetos a considerar para determinar se faz sentido gamificar uma atividade ou sistema;
Desenvolver um projecto de gamificação- Estrutura para desenvolver um projeto de gamificação
- Pensar como quem desenvolve um jogo quando se desenvolve um projeto de gamificação
- Aprofundamentos das diversas fases de desenvolvimento de um projeto de gamificação;
Ética- A importância de considerar aspetos éticos na gamificação;
“Boa gamificação”- Aspetos a considerar para se avaliar se uma atividade ou sistema está gamificado de forma adequada;
Esboço de um projecto de gamificação- Apresentação pelos participantes de um esboço de um projeto de gamificação
- Feedback e comentários;