Curso Técnico de Comunicação, Marketing, Relações Públicas
ObjectivosO Técnico de Comunicação – Marketing, Relações Públicas e Publicidade é o profissional qualificado, apto a analisar situações de comunicação (interpessoais e organizacionais), colaborar na detecção e formulação de problemas de natureza comunicacional.
Participar criativamente e activamente no desenvolvimento e planeamento de estratégias de marketing e na estruturação e operacionalização das acções comunicacionais da organização, quer na vertente interna quer na vertente externa, como parte integrante do marketing-mix privilegiando a óptica comunicacional.
TitulaçãoTécnico de Comunicação, Marketing, Relações Pub.
ConteúdoSaída profissional:
As actividades principais a desempenhar por este técnico são:
1. Colaborar na aplicação e na gestão técnica dos planos de comunicação da organização;
2. Participar na concepção do plano de marketing da organização, particularmente nas suas dimensões comunicacionais;
3. Operacionalizar as linhas de actuação para as campanhas promocionais e de comunicação de acordo com os objectivos estabelecidos;
4. Colaborar na análise necessária à opção de novos produtos ou serviços e participar de forma criativa na arquitectura do processo de lançamento articulando as operações comunicacionais desde a concepção à produção e veiculação final;
5. Intervir na realização de auscultações de opinião, visando um conhecimento mais profundo das necessidades e motivações dos utentes, consumidores ou outros públicos;
6. Explorar as possibilidades das tecnologias da informação e comunicação como apoio à relação com utentes, consumidores ou outros públicos agilizando o processo comunicacional segundo uma lógica empresarial ou de serviço público;
7. Gerir a formulação e produção de conteúdos do sítio electrónico da organização, assegurando a sua capacidade relacional e promocional;
Colaborar na avaliação formal e quantificada das operações comunicacionais;
8. Participar no projecto e na implantação dos elementos estruturantes do espaço relacional de forma a obter-se a circulação optimizada dos públicos e a coerência com a identidade pretendida para a organização;
9. Conceber, produzir e seleccionar, de acordo com o modelo determinado, os elementos de comunicação gráfica, escrita, visual ou multimédia, necessários para a relação com os públicos, dando suporte a operações relacionais incluindo as de cariz promocional ou publicitário;
10. Cooperar na gestão das relações com os fornecedores, nomeadamente nas acções comunicacionais e promocionais.
11. Participar na estrutura de atendimento da organização, quer no espaço relacional, quer por meios tradicionais ou tecnológicos.
12. Programar e/ou organizar, bem como operacionalizar eventos relacionados com a promoção ou comunicação organizacional;
Disciplinas:
-Português
-Língua Estrangeira
-Área de Integração
-Téc. da Informação e Comunicação
-Educação Física
-Psicologia e Sociologia
-História da Cultura e das Artes
-Matemática
-Marketing
-Comunicação Publicitária e Criatividade
-Técnicas e Práticas de Comunicação e RP
-Comunicação Gráfica e visual
-Formação em Contexto de Trabalho