ObjectivosAo final do curso, o Técnico de Secretariado terá interiorizado a importância dos seguintes traços de identificação de um bom profissional: * Pontualidade e assiduidade; * Responsabilidade; * Delicadeza e correcção; * Ponderação; * Sentido de iniciativa; * Capacidade de decisão; * Capacidade de avaliação; * Sentido de boa apresentação e boas maneiras; * Facilidade de expressão / comunicação; * Discrição.
TitulaçãoTécnico de Secretariado
Conteúdo PRINCIPAIS COMPETÊNCIAS
Ao final do curso, o aluno deverá estar apto a:
* Organizar o “ dia-a-dia ” de trabalho do superior hierárquico a quem secretaria (organizar e controlar a agenda do seu director);
* Redigir cartas, ofícios, memorandos, relatórios e qualquer outro tipo de documento que tenha a ver com as tarefas que desempenha;
* Efectuar tratamento de texto (utilizar programas informáticos como o Word e o Excel) para preparar a correspondência a ser expedida;
* Organizar e manter os arquivos sob a sua responsabilidade;
* Receber e encaminhar pessoas que venham tratar de assuntos na empresa ou com o seu director;
* Tratar de assuntos telefonicamente (receber e efectuar chamadas);
* Secretariar reuniões e redigir as actas a elas correspondentes;
* Coordenar pessoal sob a sua responsabilidade (telefonistas, recepcionista, pessoal de manutenção, etc);
* Planificar eventos, reuniões e viagens;
* Saber fazer a triagem, acompanhamento e tratamento da informação;
* Possuir conhecimentos de contabilidade;
* Ser capaz de comunicar em língua estrangeira.
REFERENCIAL DE EMPREGO
* Câmaras Municipais
* Demais Organismos da Administração Pública / Autárquica
* Empresas em geral
* Associações de desenvolvimento e outras
* Fábricas
* Escolas
* Estabelecimentos Hoteleiros
* Estabelecimentos Hospitalares e de Solidariedade