Solicite informação
Curso Técnico de Turismo
-
Objectivos
O Curso Profissional de Técnico de Túrismo aprovado pela portaria 1288/2006 de 21 de Novembro, tem a duração de 3 anos e confere um diploma de nível seundário de educação equivalente ao 12º ano e um certificado de qualificação profissional de nível 3.
O Técnico de Turismo é o profissional que executa serviços de informação, animação e organização de eventos em empresas de turismo, de reservas em agências de viagens e de recepção e acolhimento em unidades turísticas.
-
Titulação
Técnico de Turismo
-
Conteúdo
PLANO CURRICULAR
COMPONENTES DE FORMAÇÃO
DISCIPLINAS
Componente de formação sociocultural
Português
Lingua Estrangeira I, II ou III (a)
Área de Integração
Tecnologias da Informação e Comunicação
Educação Física
Componente de formação científica
Geografia
História da Cultura e das Artes
Matemática
Componente de formação técnica
Comunicar em Alemão
Turismo - Informação e Animação Turística
Técn. de Comunicação em Acolhimento Turístico
Operações Técnicas em Empresas Turísticas
Formação em Contexto de Trabalho
(a) O aluno escolhe uma língua estrangeira. Se tiver estudado apenas uma língua estrangeira no ensino básico, iniciará, obrigatóriamente, uma segunda língua no ensino secundário.
As actividades principais a desempenhar por este técnico são:
Desenvolver os serviços de informação, organização e animação de eventos em empresas de turismo
* prestar informações de carácter turístico sobre o país e sobre o local onde se encontra;
* organizar e acompanhar programas de animação;
* organizar eventos, conferências e programas especiais para grupos;
* proceder ao atendimento e acompanhamento de clientes, identificando as suas necessidades e orientando as suas escolhas;
Executar serviços em agências de viagens:
* apresentar, aconselhar e propor ao cliente diversos tipos de produtos turísticos adequados à sua motivação e interesses;
* transmitir aos clientes toda a informação e documentação relativa ao serviço turístico solicitado;
* efectuar as reservas, emitir bilhetes e vouchers e outra documentação relevante para as viagens ou serviços a prestar;
* proceder à venda e facturação dos serviços prestados;
* organizar processos individuais de clientes, efectuar transfers de chegada e partida;
* prestar assistência em aeroportos (chegadas e partidas);
* realizar programas de viagens, conferências, etc. ;
* organizar eventos e programas para grupos especiais;
* proceder ao acompanhamento de fornecedores de serviços de agências de viagens, tais como operadores turísticos, empresas ou clientes individuais em fase de contratação;
* organizar o arquivo da agência de viagens;
Executar os serviços de recepção e acolhimento em unidades turísticas:
* efectuar a pesquisa de diversos tipos de informação turística;
* prestar informação e promover produtos e serviços turísticos;
* vender produtos e serviços turísticos;
* efectuar as operações de reservas;
* prestar informação sobre o património histórico, cultural, etnográfico e gastronómico da região e do país;
* prestar assistência ao cliente;
* realizar o atendimento e a recepção do cliente.
Solicite informação
Outro curso relacionado com gestão do turismo / ócio
Centro: Citeforma - Centro de Formação Profissional dos Trabalhadores de Escritório, Comércio, Serviços e Novas Tecnologias
Solicite informação
Centro: Citeforma - Centro de Formação Profissional dos Trabalhadores de Escritório, Comércio, Serviços e Novas Tecnologias
Solicite informação