Num momento de grandes desafios colocados à educação e à aprendizagem, o método Montessori surge como uma proposta pedagógica e científica que nos ajuda a compreender a criança como um todo. Permite-nos ainda compreender a importância e o impacto que o ambiente e do adulto têm no desenvolvimento integral da criança. Um método que transcende a escola e que passa a fazer parte de um nova forma de ser e estar na vida e nas relações.
Objetivos Gerais
- Dotar os formandos de conhecimentos práticos sobre o método Montessori, bem como o papel do Adulto Preparado e o conceito de Autonomia, Liberdade e Disciplina em Montessori.
Objetivos Específicos - Reconhecer a diferença da educação tradicional e da educação Montessori;
- Explorar o auto-conceito do educador/ profissional de educação limitam ou potenciam a sua ação (crenças, padrões, gatilhos);
- Responder às necessidades das crianças;
- Aprender a descodificar as ‘birras’ das crianças;
- Diferenciar o conceito de regras e limites pessoais;
- Aplicar conceitos básicos Montessori no dia a dia (em casa e escola);
- Organizar um ambiente Montessori (em casa e escola).