- Conceitos e noções básicas
- História do uso de substâncias
- Epidemiologia
- Perturbações relacionadas com o uso de substâncias:
- . Perturbação de uso de substâncias
- . Perturbações induzidas por substâncias:
- a) Intoxicação
- b) Abstinência
- c) Outras perturbações mentais induzidas por substâncias/medicamentos
- Patologia dual
- Fatores que contribuem para o desenvolvimento de perturbação de uso de substâncias
- Neurobiologia das adições: vias de reforço
- Substâncias psicoactivas: classificações, características e efeitos
- Perturbações não relacionadas com substâncias
- História dos comportamentos aditivos e dependências em Portugal
- Portugal como estudo de caso
- Rede de referenciação;
Avaliação psicológica no contexto dos comportamentos aditivos e das dependências- A avaliação psicológica
- Implicações éticas da avaliação psicológica
- Áreas de avaliação no domínio dos comportamentos aditivos e das dependências
- Instrumentos e técnicas de avaliação
- Entrevista
- Observação
- Auto-registo
- Instrumentos psicométricos
- Provas biológicas
- Avaliação nos cuidados de saúde primários
- As provas de triagem
- Avaliação em contexto de tratamento
- Quem, porquê, onde
- Patologia dual
- Instrumentos e a sua aplicação
- O relatório
- O diagnóstico
- Avaliação em casos particulares
- Necessidades de encaminhamento
- Questões judiciais
- Questões sociais
- Maior acompanhado
- Análise de casos práticos;
Intervenção no contexto dos comportamentos aditivos e das dependências: redução de riscos e minimização de danos- Definição e caracterização de redução de riscos e minimização de danos (RRMD): a sua emergência, objetivos e aplicabilidade
- Mapeamento e descrição das tipologias de respostas de RRMD existentes em Portugal
- Conhecimentos e competências necessários para a intervenção em RRMD;
Intervenção no contexto dos comportamentos aditivos e das dependências: prevenção- O que é prevenção
- Que prevenção? Universal, seletiva, indicada e ambiental
- Perspetiva compreensiva
- Fatores de risco e de proteção: perceção do risco
- Intervenção preventiva
- Análise de casos práticos;
Tratamento: modelo psicodinâmico- Abordagem psicodinâmica às adições
- Trauma psicológico e adições
- Intervenção terapêutica
- Análise de casos práticos;
Tratamento: modelo cognitivo-comportamental- Conceptualização cognitivo-comportamental das perturbações aditivas
- Intervenção cognitivo-comportamental nas perturbações aditivas
- Análise de casos práticos;
Tratamento: modelo sistémico- Intervenção sistémica:
- . Princípios e conceitos
- . Definição e limites
- . Sistemas familiares e modelos de intervenção
- O papel da família e dos sistemas sociais enquanto fatores protetores e promotores do desenvolvimento saudável dos seus elementos
- As crises sociais e familiares e a sua função nos processos de adaptação à mudança
- Análise de casos práticos;
Entrevista motivacional- Espírito da entrevista motivacional (EM): compaixão, colaboração, aceitação e evocação
- Os quatro processos fundamentais da EM: ligar, focar, evocar e planear
- Competências fundamentais em EM:
- . Perguntas abertas
- . Afirmar
- . Escuta reflexiva
- . Resumir
- . Informar e aconselhar
- Discurso de sustentação e discurso de mudança - como identificar e como lidar
- Exercícios de aplicação prática;