Especialização Avançada em Perturbações do Desenvolvimento da 1ª Infância à Adolescência

Solicite informação

Especialização Avançada em Perturbações do Desenvolvimento da 1ª Infância à Adolescência

  • Objectivos Objetivos Gerais
    O Curso de em Perturbações do Desenvolvimento da 1ª Infância à Adolescência tem como objetivos gerais:
    - Desenvolver conhecimentos necessários ao diagnóstico, classificação, avaliação e intervenção aplicadas na Terapia da Fala nas várias perturbações de desenvolvimento abordadas na Pós-Graduação;
    - Explorar situações clínicas e conceptualizadas/discussão de casos práticos.

    Objetivos Específicos
    Na Formação em Perturbações do Desenvolvimento da 1ª Infância à Adolescência o aluno deve:
    - Adquirir ferramentas específicas de avaliação na Terapia da Fala;
    - Aplicar ferramentas de avaliação de eficácia terapêutica;
    - Desenvolver conhecimentos avançados na intervenção específica aplicada na Terapia Fala nas várias perturbações de desenvolvimento;
    - Adquirir conhecimentos em áreas de avaliação e intervenção correlacionadas;
    - Potencializar o raciocínio clínico baseado em casos clínicos específicos.
  • Conteúdo Avaliação e intervenção nas perturbações de base sensorial

    - Apresentação da plataforma colaborativa de aprendizagem

    - Sessão de abertura

    - Avaliação e intervenção no neonato

    - Avaliação e intervenção nas dificuldades de alimentação na infância de base sensorial

    - Reconhecimento de sinais e sintomas de uma disfunção sensorial

    - Análise e discussão de casos clínicos

    - Sessão de acompanhamento;


    Avaliação nas perturbações dos sons da fala e da linguagem

    - Aplicabilidade de testes de linguagem, testes fonéticos e fonológicos

    - Avaliação fonológica: desafios atuais

    - Teorias fonológicas aplicadas à reabilitação do desenvolvimento e/ou do funcionamento fonológico e/ou fonético

    - Intervenção nas perturbações dos sons da fala: o que há de novo?

    - Exploração de metodologias de intervenção para reabilitação do desempenho fonético e fonológico

    - Análise e discussão de casos clínicos;


    Perturbações específicas da linguagem

    - Avaliação da PEL: domínios da linguagem, avaliação dinâmica, prática baseada na evidência

    - Intervenção na PEL: métodos, técnicas e estratégias

    - Especificações da intervenção em cada um dos subtipos de PEL

    - Análise e discussão de casos clínicos;


    Avaliação e intervenção na dispraxia verbal de desenvolvimento

    - Avaliação e intervenção na dispraxia verbal de desenvolvimento

    - Intervenção em crianças/adolescentes com deficiência e atividades de estimulação em contexto escolar

    - Análise e discussão de casos clínicos;


    Perturbação da fluência

    - Sessão de acompanhamento

    - Avaliação e intervenção na disfluência do desenvolvimento e na gaguez

    - Análise e discussão de casos clínicos;


    Perturbações específicas de aprendizagem

    - Avaliação e intervenção nas perturbações da leitura e da escrita (métodos, estratégias e atividades)

    - Competências metalinguísticas

    - Diagnóstico diferencial entre: perturbação específica da linguagem, dislexia e disortografia

    - Análise e discussão de casos clínicos;


    Perturbações da audição

    - A audição e as ajudas auditivas na terapia da fala

    - Implicações das diversas perdas auditivas no desenvolvimento

    - Etapas de desenvolvimento das competências auditivas

    - A acústica da fala e a audição

    - Ajudas técnicas: prótese auditiva, implante coclear e sistemas de apoio à escuta

    - A avaliação e recolha de informação diagnóstica \"mestre evidence-based\"

    - Instrumentos e provas de avaliação

    - Observação e análise de vídeos

    - Modelos de intervenção e opções de comunicação na surdez

    - Contínuo audição/visão no acesso à comunicação

    - A família no processo de intervenção

    - Estratégias e técnicas

    - Análise e discussão de casos clínicos

    - Perturbação do PAC como causa secundária à perda auditiva (condutiva e neurossensorial)

    - Neuropatia Auditiva;


    Perturbações do espectro do autismo

    - Diagnóstico e comorbilidades nas PEA;

    - Avaliação nas PEA: Instrumentos específicos na avaliação das PEA;

    - Comunicação e da linguagem nas PEA;

    - A família no processo de avaliação e intervenção;

    - Abordagens de intervenção

    - D.I.R. Model/Floor Time

    - Intensive interaction

    - SCERTS

    - ABLC

    - Estratégias de intervenção para a comunicação e a linguagem;

    - Comunicação Aumentativa e Alternativa;

    - Materiais de intervenção;

    - Análise e discussão de casos clínicos

    - Sessão de encerramento;

Solicite informação

Outro curso relacionado com psicologia - todas