Especialização Avançada em Processamento Auditivo Central para Audiologistas

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Especialização Avançada em Processamento Auditivo Central para Audiologistas

  • Objectivos Objetivos Gerais
    O Curso em Processamento Auditivo Central tem como objetivo geral:
    - Aprender sobre definição, neurofisiologia, causas, sinais/sintomas das perturbações do processamento auditivo, avaliação e terapêutica.


    Objetivos Específicos
    Na Formação em Processamento Auditivo Central o aluno deve:
    - Explorar as perturbações auditivas periféricas e centrais;
    - Conhecer os mecanismos e processos realizados pelo sistema auditivo e responsável pelo PAC;
    - Conhecer e identificar as manifestações das alterações do PAC: meios de rastreio e diagnóstico de PA;
    - Compreender e integrar dados de avaliação em crianças e adultos que gaguejam com alterações do processamento auditivo central;
    - Implementar um programa de intervenção para crianças e adultos que gaguejam com alterações do processamento auditivo central;
    - Aprender a intervir nas perturbações dos sons da fala em comorbilidade com as perturbações do processamento auditivo;
    - Aprender a intervir nas perturbações específicas de aprendizagem em comorbilidade com as perturbações do processamento auditivo;
    - Aprender a intervir nas perturbações do desenvolvimento da linguagem em comorbilidade com as perturbações do processamento auditivo;
    - Estabelecer a ponte entre o processamento sensorial multimodal e o PAC;
    - Compreender a diferenças e comorbilidades das manifestações comportamentais e cognitivas nas perturbações do processamento auditivo e noutras perturbações cognitivas e/ou psicológicas;
    - Detetar sinais de risco para atuação precoce;
    - Elaborar programas de intervenção terapêutica nas perturbações do processamento auditivo;
    - Elaborar programas de intervenção terapêutica nas diferentes perturbações, em co-ocorrência com a perturbação do processamento auditivo.
  • Dirigido a A Especialização Avançada em Processamento Auditivo Central destina-se a profissionais da área da Audiologia, bem como a finalistas de Doutoramento, de Mestrado, de Licenciatura, de Pós-Graduação, de Especialização ou MBA, na área referida.
  • Conteúdo Descrição da Formação

    A Perturbação do Processamento Auditivo Central (PPAC) é uma disfunção da audição na qual o indivíduo apresenta dificuldades em perceber, discriminar, memorizar, reconhecer ou compreender informações apresentadas auditivamente.
    Geralmente o indivíduo ou a criança que sofre de PPAC apresenta dificuldades na compreensão da fala e na execução de instruções orais, resultando em dificuldades de aprendizagem e/ou realização de tarefas.
    A Formação em Processamento Auditivo Central, permite dar novos conhecimentos e ferramentas, para os formandos atuarem eficazmente no tratamento das perturbações dos mecanismos auditivos responsáveis pela deteção e interpretação dos estímulos sonoros.


    Audição: do periférico ao central

    - Apresentação da plataforma colaborativa de aprendizagem

    - Sessão de abertura

    - Audição: via periférica

    - Via auditiva central: da cóclea ao córtex auditivo

    - . Definição

    - . Neurofisiologia: estações neurais e competências auditivas

    - . Mecanismo envolvidos

    - Perturbação do processamento auditivo (PA)

    - . Definição

    - . Incidência e prevalência

    - . Causas

    - . Sinas e sintomas

    - Diagnóstico

    - . Papéis e responsabilidades

    - . Rastreios, questionários e checklists

    - . Avaliação auditiva periférica

    - . Avaliação auditiva comportamental

    - . Contributos interprofissional para um diagnóstico diferencial: Otorrinolaringologista, Audiologista, Terapia da Fala, Psicologia e Neuropsicologia.

    - . Orientação à família

    - . Orientação à escola

    - Introdução à intervenção

    - . Abordagem direta: treino auditivo

    - . Treino baseado no uso de tecnologia

    - . Estratégias compensatórias

    - . Modificações ambientais;

    Reabilitação médico-cirúrgica da audição e surdez

    - Fisiologia da audição, zumbido e patologias da surdez

    - Implantes de ouvido médio e próteses auditivas

    - Implante cocleares e implante de tronco cerebral/ABI

    - Neuropatia auditiva, treino auditivo e processamento auditivo central;

    Avaliação comportamental do processamento auditivo central

    - Sessão de acompanhamento

    - Avaliação das vias auditivas periféricas:

    - . Audiometria tonal e vocal, imitanciometria, pesquisa dos reflexos acústicos

    - Avaliação da vias auditivas centrais:

    - . Testes auditivos centrais, bateria mínima, bateria recomendada

    - Como programar o audiómetro para cada teste

    - Como fazer as marcações das respostas e calcular os resultados;

    Processamento auditivo central: diagnóstico

    - Análise quantitativa dos achados: indivíduo vs grupo controle

    - Análise diagnóstica dos achados: intra e inter testes

    - Relação entre os achados, sintomas e queixas

    - Caracterização das disfunções auditivas centrais

    - Como apresentar o diagnóstico: relatório;

    Avaliação eletrofisiológica no transtorno do processamento auditivo central

    - Fundamentos sobre neuroaudiologia

    - Princípios da eletrofisiologia

    - Potenciais evocados auditivos de curta, média e longa latência

    - Monitoramento auditivo e eletrofisiologia;

    Perturbação do processamento auditivo e as perturbações de fluência

    - Características, sinais/sintomas, incidência/prevalência, etiologia e avaliação nas perturbações de fluência (gaguez e taquifemia)

    - Características do processamento auditivo central em crianças que gaguejam

    - Avaliação e intervenção em crianças que gaguejam com alterações do processamento auditivo central (evidência)

    - Características do processamento auditivo central em adultos que gaguejam

    - Avaliação e intervenção em adultos que gaguejam com alterações do processamento auditivo central (evidência)

    - Características do processamento auditivo central em pessoas com taquifemia;

    Processamento auditivo e as perturbações dos sons da fala

    - Entender as perturbações dos sons da fala

    - Solicitação de avaliação do PA no processo diagnóstico das perturbações dos sons da fala

    - Interpretar na prática clínica os resultados da avaliação do processamento auditivo

    - Correlações entre os resultados do exame do processamento auditivo e as dificuldades de crianças com perturbações dos sons da fala

    - Trabalhar as competências alteradas do processamento auditivo durante a terapia das perturbações dos sons da fala;

    Processamento auditivo e as perturbações específicas de aprendizagem

    - Definições das perturbações específicas de aprendizagem

    - Características das perturbações específicas de aprendizagem

    - Avaliação multidisciplinar e diagnóstico em queixas de dificuldades de aprendizagem

    - Interpretando os resultados do exame do PA nas perturbações específicas de aprendizagem

    - Abordagem das alterações de PA no tratamento das perturbações específicas de aprendizagem;

    Processamento auditivo e as perturbações do desenvolvimento da linguagem

    - Sessão de acompanhamento

    - Características, sinais/sintomas, incidência/prevalência, etiologia e avaliação nas perturbações do desenvolvimento da linguagem

    - Características do processamento auditivo central em indivíduos com perturbações do desenvolvimento da linguagem

    - Avaliação da perturbação do desenvolvimento da linguagem em comorbilidade com as alterações do processamento auditivo central: análise e correlação dos resultados

    - Intervenção com a perturbação do desenvolvimento da linguagem em co-ocorrência com alterações do processamento auditivo central;

    Processamento auditivo central e integração sensorial

    - Fundamentos neurofisiológicos do processamento sensorial

    - O processo de modulação sensorial e o impacto nos mecanismos percetivos

    - Fundamentos percetivos multimodais

    - O envolvimento dos mecanismos de integração sensorial no processamento auditivo

    - Comorbilidades fisiopatológicas do Processamento Auditivo Central: contributo do terapeuta ocupacional à equipa multidisciplinar;

    Avaliação neuropsicológica no diagnóstico diferencial nas perturbações do processamento auditivo

    - A avaliação neuropsicológica como veículo para o diagnóstico diferencial nas perturbações do PA

    - Manifestações comportamentais e socioemocionais comuns a quadros relacionados com PA e outros quadros neuropsicológicos

    - Manifestações cognitivas comuns a quadros relacionados com PA e outros quadros neuropsicológicos

    - Diagnóstico diferencial entre as perturbações do PA e as seguintes condições: perturbação na linguagem expressiva (leitura e escrita), dislexia, perturbação de hiperatividade e défice de atenção, atraso desenvolvimental, défice cognitivo, défice atencional, défice mnésico e disfunção executiva

    - Comorbilidade entre a perturbação do PA e outras condições médicas e psicológicas

    - Importância do diagnóstico diferencial para a intervenção precoce e a importância da multidisciplinariedade;

    Treino auditivo acusticamente controlado

    - Elaboração de estratégias para o treinamento das competências auditivas centrais

    - Apresentação dos protocolos para treino auditivo baseados nos achados da avaliação do processamento auditivo central

    - Estudo de casos clínicos

    - Elaboração de programas de habilitação;

    Prática e estudo de casos clínicos

    - Treino auditivo

    - Elaboração de estratégias específicas para construção de programas de terapêuticos

    - Discussão de casos

    - Sessão de encerramento;

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