Especialização Avançada em Psicogerontologia e Psicogeriatria

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Especialização Avançada em Psicogerontologia e Psicogeriatria

  • Objectivos Objetivos Gerais
    O Curso em Psicogerontologia e Psicogeriatria tem como objetivo geral:
    - Garantir formação teórica e prática em Psicogerontologia e Psicogeriatria através da compreensão das necessidades e problemas específicos desta população, de forma a garantir práticas assistenciais que promovam a saúde e bem-estar, proporcionem melhores tratamentos e melhorem a qualidade de vida das pessoas mais velhas e dos seus cuidadores.


    Objetivos Específicos
    Na Formação em Psicogerontologia e Psicogeriatria o aluno deve:
    - Identificar os princípios e metodologias em que se baseiam os serviços de saúde e as instituições de apoio e assistência às populações mais velhas;
    - Promover a prestação de cuidados em conformidade com as boas práticas clínicas, princípios éticos e deontológicos.
    - Compreender os indicadores promotores do envelhecimento saudável e ativo;
    - Identificar fatores de risco e protetores do envelhecimento saudável e patológico;
    - Caracterizar as alterações fisiológicas no envelhecimento;
    - Identificar as principais síndromes geriátricas e perturbações mentais;
    - Conhecer a neuroanatomia cerebral e funcional e a sua correlação com os processos cognitivos;
    - Tipificar os diversos tipos de memória;
    - Caracterizar a reserva cognitiva e plasticidade neuronal;
    - Aplicar metodologias de avaliação multidimensional e protocolos de intervenção terapêutica;
    - Aplicar escalas de avaliação de autonomia funcional;
    - Enumerar, no âmbito das perturbações da ansiedade e nas perturbações depressivas no adulto mais velho, as principais comorbilidades e os principais fatores de risco e de vulnerabilidade;
    - Identificar a relação entre a ansiedade e a depressão geriátrica enquanto condições clínicas frequentemente associadas;
    - Ilustrar as principais modalidades de intervenção nas perturbações da ansiedade e nas perturbações depressivas;
    - Avaliar e intervir nos diferentes tipos de demências;
    - Identificar os indicadores neuropsicológicos da doença de Alzheimer, Demência Vascular, Demência de Corpos de Lewis e outras demências;
    - Aplicar, analisar e interpretar os instrumentos psicológicos e neuropsicológicos;
    - Conhecer os modelos teóricos e práticos de estimulação e reabilitação cognitiva, nas patologias cerebrais, demências, AVC e outras;
    - Avaliar e implementar programas e respostas de intervenção no apoio aos cuidadores;
    - Intervir nos cuidadores para reduzir o stress e burnout;
    - Mostrar a especificidade dos cuidados continuados e paliativos;
    - Compreender a importância da comunicação em cuidados paliativos;
    - Lidar e comunicar com a família em Cuidados paliativos;
    - Implementar intervenções estruturadas no luto;
    - Implementar vários tipos de intervenção terapêutica. -Terapias Comportamentais, Terapia de Validação, Terapia das - - Reminiscências, Terapia de Orientação para a Realidade, Musicoterapia, Terapia pela Arte;
    - Caracterizar os vários estilos de comunicação em contexto da saúde;
    - Adquirir competências de trabalho de equipa;
    - Gerir e conduzir equipas para o sucesso;
  • Conteúdo Descrição da FormaçãoO aumento da população envelhecida em Portugal está relacionado com uma maior prevalência de determinadas patologias, que devem ser alvo dos melhores cuidados não só na prevenção, tratamento e reabilitação psicológica e psicossocial, como também na melhoria da satisfação e qualidade de vida das pessoas mais velhas e seus cuidadores.
    Pretende-se com a Especialização Avançada em Psicogerontologia e Psicogeriatria formar e capacitar profissionais que na sua prática intervenham ou venham a intervir junto da população idosa nos vários contextos comunitários, sejam eles instituições públicas ou privadas (Centros de Saúde, Hospitais, Lares, Centros de Dia, IPSS’s, Instituições Religiosas, Autarquias, etc.). A prestação dos cuidados deverá orientar-se para o desenvolvimento da pessoa idosa, em todas as suas dimensões humanas, promover um envelhecimento saudável, ativo e seguro, preservar a sua identidade e história de vida, aprender a atribuir significados felizes, nesta nova fase de vida, de forma a construir vidas com pleno sentido.

    Acreditação da OPP78 créditos nas áreas de Psicologia Clínica e da Saúde, Neuropsicologia e Psicogerontologia.
    A creditação atribuída pela OPP será de utilização exclusiva dos formandos psicólogos, membros efetivos ou estagiários da OPP, estudantes de psicologia e/ou diplomados em psicologia, que concluam a formação com aproveitamento. Para efeitos de candidatura ao processo de especialidade, apenas poderá ser considerada formação que tenha sido realizada após a conclusão da formação académica necessária para inscrição na OPP.


    Envelhecimento: uma proposta de mudança nos cuidados de saúde

    - Desafios e problemas relevantes na prática profissional na área da Psicogerontologia e da Psicogeriatria

    - Atitudes e crenças acerca do envelhecimento (idadismo) e sua influência na avaliação e tratamento

    - Dinâmicas psicológicas/sociais do processo de envelhecimento

    - Fatores protetores/risco do envelhecimento saudável ou patológico

    - A importância da interdisciplinaridade na prestação dos cuidados de saúde mental

    - Benefícios do trabalho em equipa

    - Porque falham as equipas

    - Barreiras internas e externas no trabalho de equipa

    - Para uma equipa de sucesso: fatores facilitadores de crescimento;

    Biologia e envelhecimento

    - Fisiologia do envelhecimento

    - Alterações funcionais e estruturais dos órgãos e sistemas

    - Consequências clínicas das alterações fisiológicas associadas com o envelhecimento: das doenças \"tradicionais” às síndromes geriátricas

    - Avaliação em geriatria clínica e funcional

    - Grupos de risco e causas de fragilidade ou de alto risco

    - Discussão de casos clínicos;

    Neurociências e envelhecimento

    - Envelhecimento cerebral

    - O sistema nervoso central e a sua organização anatómica e funcional

    - Alterações cognitivas no envelhecimento normal e patológico

    - Como funciona a memória, tipos de memória

    - Alterações da memória no envelhecimento normal e em situações de demência

    - Principais mecanismos subjacentes ao declínio da memória

    - Reserva cognitiva e plasticidade neuronal;

    Métodos de avaliação no envelhecimento

    - Aplicação prática do protocolo de avaliação multidimensional

    - Entrevista clínica em psicogeriatria

    - Elaboração de planos de cuidados/terapêuticos, figura do técnico de referência ou gestor de caso

    - Escalas psicológicas e de avaliação funcional

    - A importância da comunicação na saúde

    - Diferentes estilos de comunicação interpessoal

    - Importância da avaliação dos contextos ambientais, comunitários e familiares;

    Psicopatologia e envelhecimento

    - Avaliação e intervenção em perturbações da ansiedade no adulto mais velho

    - . Epidemiologia e clínica da ansiedade

    - . Fatores de risco e de vulnerabilidade

    - . Condições com sintomatologia ansiosa proeminente (e.g. FOF, preocupações hipocondríacas, adaptação a stressores psicossociais comuns no envelhecimento)

    - . Avaliação, diagnóstico (instrumentos e critérios clínicos) e modalidades de intervenção

    - Avaliação e intervenção em perturbações depressivas no adulto mais velho

    - . Diagnóstico categorial e características clínicas da depressão

    - . A depressão e suicídio, formas clínicas, fatores de risco e vetores etiológicos

    - . Avaliação, intervenção terapêutica e estratégias de prevenção

    - . Declínio cognitivo associado à idade, tipos de declínio cognitivo ligeiro

    - . Análise e discussão de casos clínicos;

    Demências

    - Conceito de demência/síndrome demencial e estádios de transição

    - Clínica das demências neurodegenerativas

    - Características típicas, sinais atípicos, formas e estádios de evolução, com particular relevância para a doença de Alzheimer e outras demências (demência frontotemporal, demência vascular, demência mista, demência de Corpos de Lewy)

    - Análise e discussão de casos clínicos;

    Neuropsicologia e demências

    - A importância e o contributo da neuropsicologia nas demências

    - Aplicação e interpretação dos instrumentos neuropsicológicos específicos das demências

    - Instrumentos neuropsicológicos breves: MMSE, Prova do Relógio, Montreal Cognitive Assessment, Teste de Hopkins

    - Instrumentos neuropsicológicos das funções executivas: Trail Making Test, Teste de fluência verbal semântico e fonético, Teste de Stroop, teste Wisconsin de classificação de cartas (WCST), Inventário Fronto-Comportamental (FBI), Bateria de avaliação Frontal (FAB)

    - Escalas de avaliação do grau de severidade das demências;

    Reabilitação neuropsicológica nos défices cognitivos

    - O papel da estimulação cognitiva no envelhecimento e na demência

    - Reabilitação Neuropsicológica (RP) nas patologias cerebrais: demências, AVC e outras situações clinicas

    - Programas de intervenção neuropsicológica informatizada: Cogniplus, Lumosity, outros

    - Exploração dos diferentes exercícios e técnicas de papel e lápis em estimulação cognitiva

    - Apresentação de casos clínicos e discussão de planos de intervenção;

    Cuidar dos cuidadores

    - Integração do contexto terapêutico na dinâmica familiar (doente/família)

    - O paciente e a família ou cuidador

    - Entrevista com os familiares/cuidadores

    - A importância do suporte aos cuidadores

    - Como avaliar os cuidadores

    - Programas de intervenção nos cuidadores;

    O processo de luto nos cuidados continuados e paliativos

    - Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados

    - O que são cuidados paliativos (CP)

    - Aspetos da comunicação em cuidados paliativos

    - Comunicação de más notícias

    - Conspiração do silêncio

    - Intervenção psicológica com o doente em fim de vida

    - Família e luto em cuidados paliativos

    - Lidar e comunicar com a família em CP

    - Aspetos específicos das reações de luto em CP: luto antecipatório e intervenções estruturadas no luto

    - Análise e discussão de casos clínicos;

    Intervenções não farmacológicas

    - Psicoterapias

    - Terapias não farmacológicas baseadas na evidência clínica

    - Terapias comportamentais

    - Terapia de validação

    - Terapia das reminiscências

    - Terapia de orientação para a realidade

    - Musicoterapia

    - Terapia pela arte;

    Análise e discussão de casos clínicos

    - Análise e discussão de casos clínicos

    - Supervisão de casos clínicos;

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Outro curso relacionado com psicologia - todas

  • Curso Prático de Intervenção no Tabagismo

  • Centro: INSPSIC - Instituto Português de Psicologia
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  • Curso Prático de Intervenção em Luto

  • Centro: INSPSIC - Instituto Português de Psicologia
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  • Programa de Redução de Stress Baseado em Mindfulness (MBSR)

  • Centro: INSPSIC - Instituto Português de Psicologia
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  • Curso de Intervenção Psicológica na Terceira Idade

  • Centro: DAR + Serviços Psicologia e Formação
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  • Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde

  • Centro: UFP - Universidade Fernando Pessoa
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  • Pós-graduação em Estados Modificados de Consciência na Clínica

  • Centro: UFP - Universidade Fernando Pessoa
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  • Licenciatura em Psicologia

  • Centro: Universidade Lusófona do Porto
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