Especialização Avançada em Terapias de Terceira Geração

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Especialização Avançada em Terapias de Terceira Geração

  • Conteúdo Introdução às terapias de Terceira Geração: contexto de emergência, similaridades e diferenças

    - Sessão de abertura
    - Breve apresentação das Terapias de 1ª e 2ª Geração
    - Contexto de emergência das Terapias de Terceira Geração
    - Breve apresentação das Terapias de 1ª e 2ª Geração
    - Pontos de convergência e similaridades e diferenças
    - Caraterísticas das Terapias de Terceira Geração;

    Introdução ao Mindfulness

    - Mindfulness: origens e teorias
    - A prática de mindfulness
    - Mecanismos de funcionamento do Mindfulness (regulação da atenção, regulação emocional e self-awareness)
    - Aplicações clínicas e de saúde das abordagens baseadas no mindfulness (MBSR e MBCT);

    Programa de Redução de Stress baseado no Mindfulness

    - Sessão de acompanhamento
    - Introdução teórica ao conceito de mindfulness:
    - a) Etimologia e definição de mindfulness
    - b) Operacionalização do constructo de mindfulness
    - c) Raízes históricas do mindfulness no Budismo
    - d) A meditação e a sua relação com o mindfulness
    - O estado actual da investigação do mindfulness
    - A aplicação clínica do mindfulness:
    - a) A relevância clínica dos programas de mindfulness
    - b) Principais mecanismos de mudança dos programas de mindfulness
    - c) Aspectos ligados à avaliação clínica do mindfulness
    - d) Especificidades na formulação de problemas clínicos e planos de tratamento
    - e) Racional para a integração do mindfulness na intervenção clínica
    - f) Variáveis associadas ao terapeuta/facilitador da intervenção e o caso particular dos profissionais de saúde
    - Programas de intervenção clínica baseado no treino de mindfulness: o caso da Redução do Stress Baseada no Mindfulness (Mindfulness-Based Stress Reduction, MBSR)
    - a) Origem e desenvolvimento do programa
    - b) A estrutura de oito semanas do MBSR
    - c) Principais métodos e características do programa
    - d) Objectivos e conteúdos de cada sessão
    - e) Desenvolvimento e aplicação do programa a condições, populações e contextos específicos
    - A prática de mindfulness
    - a) Os quatro pilares fundamentais da prática de mindfulness
    - b) A importância do compromisso com uma prática regular
    - c) Factores atitudinais subjacentes à prática de mindfulness
    - d) Mindfulness informal: a prática no dia-a-dia
    - e) Mindfulness formal: prática sentada e em movimento
    - f) Instruções essenciais e exercícios guiados;

    Terapia Cognitiva Baseada no Mindfulness (MBCT)

    - Natureza da mente vs. piloto automático
    - Importância da aceitação
    - Prática experiencial de diversos exercícios de mindfulness (respiração, corpo, emoções, pensamentos)
    - A amabilidade e a compaixão
    - Sistematização do MBCT fundamentos científicos e aplicações;

    Stress Ocupacional: aplicação de terapias de Terceira Geração

    - Introdução teórica
    - a) Definição do conceito de stress ocupacional
    - b) A resposta de stress
    - c) Fatores de risco associados ao stress ocupacional
    - i. Fatores individuais
    - ii. Fatores contextuais
    - d) Burnout
    - Intervenção no burnout e stress ocupacional
    - a) Intervenções baseadas nas Terapias de Terceira Geração
    - i. Estudo de caso de uma intervenção baseada no mindfulness com enfermeiros;

    Terapia dos Esquemas Emocionais - processamento emocional na prática clínica

    - A regulação emocional enquanto processo transdiagnóstico
    - A regulação emocional segundo diferentes orientações teóricas: as terapias cognitivo-comportamentais clássicas versus as terapias de terceira geração
    - Uma abordagem “meta-experiencial” da emoção: a Terapia dos Esquemas Emocionais
    - Aplicação da Terapia dos Esquemas Emocionais à prática clínica, nomeadamente, no tratamento das perturbações ansiosas, depressivas e de personalidade
    - Exercícios e técnicas terapêuticas que visam fomentar a compreensão, discriminação, expressão e normalização das experiências emocionais
    - A importância da integração de técnicas de validação emocional nos protocolos de intervenção clínica;

    Terapia da Aceitação e do Compromisso (ACT)

    - Sessão de acompanhamento
    - Contextualismo Funcional e Teoria das Molduras Relacionais
    - Papel da linguagem (e suas implicações) para o sofrimento humano
    - Processos de inflexibilidade psicológica e sua relação com a psicopatologia - dados empíricos
    - Avaliação e Formulação em ACT
    - A importância da Agenda do Controlo (desesperança criativa)
    - O movimento fluído nos 6 processos psicológicos (modelo hexagonal)
    - O modelo ACT para o Tratamento
    - Aplicação dos exercícios, práticas e metáforas;

    Terapia da Aceitação e do Compromisso (ACT) nas Perturbações de Humor

    - ACT na Depressão e Bipolaridade Estado de Humor: o que o torna tão deprimente e/ou eufórico?
    - Processos patogénicos presentes
    - Avaliação dos Processos Nucleares
    - Formulação e Conceptualização em ACT
    - Aprender a mover-se nos processos ACT (na depressão e bipolaridade)
    - Identificar barreiras e obstáculos no doente e no terapeuta;

    Terapia da Aceitação e do Compromisso (ACT) na Dor e Doença Crónica

    - Introdução aos fundamentos teóricos da ACT
    - Teoria do marco relacional (RFT)
    - Modelo de inflexibilidade psicológica: domínio do passado e futuro, evitamento experiencial, fusão cognitiva, eu conceptualizado, ausência de valores e ação sem eficácia
    - Modelo de flexibilidade psicológica: aceitação, desfusão cognitiva, conexão com o momento presente, valores e compromisso com a ação
    - Desesperança criativa
    - ´Aprender a viver´ com Dor Crónica – aceitação, desfusão cognitiva e mindfulness
    - Valores e ações
    - Ações na direção dos valores
    - Compromisso com as ações;

    Terapia Focada na Compaixão (TFC)

    - A perspetiva do Modelo Evolucionário Biopsicossocial sobre a psicopatologia. A Teoria das Mentalidades Sociais
    - Os três sistemas de regulação do afeto e o papel das experiências precoces no seu desenvolvimento
    - Habilidades cognitivas envolvidas na compreensão da experiência do eu na mente do outro e da construção da autoidentidade
    - A mentalidade de posto social e a emergência da vergonha como uma resposta defensiva à ameaça ou experiência real de rejeição e desvalorização social. O foco atencional e as estratégias defensivas: comparação social, submissão e autocriticismo.
    - A mentalidade de prestação de cuidados e o papel da vinculação na emergência de sentimentos de cuidar e ser cuidado, de segurança e afiliação
    - O papel protetor da auto-compaixão: a importância de cultivar um Eu compassivo na relação com os outros e com próprio
    - Objetivos, técnicas e exercícios terapêuticos que compõem o protocolo da TFC;

    Terapia Focada na Compaixão (TFC) para as Perturbações Alimentares e Obesidade

    - O modelo transdiagnóstico para as Perturbações Alimentares
    - Aplicação da TFC para as Perturbações Alimentares e Obesidade e suas adaptações
    - Para além da vergonha e do autocriticismo: o papel do orgulho no tratamento das Perturbações Alimentares
    - O funcionamento dos 3 ciclos de regulação do afeto
    - Padrões alimentares desorganizados e comportamentos compensatórios
    - A Terapia Focada na Compaixão para as perturbações alimentares passo a passo
    - As 4 fases do tratamento: técnicas e objetivos;

    Intervenções Cognitivo-Contextuais na Psicose

    - As perturbações Psicóticas – breve introdução
    - A intervenção psicoterapêutica nas perturbações psicóticas e contextualização da evolução para as Terapias de Terceira Geração na Psicose
    - a) Limitações apontadas à terapia cognitivo-comportamental “clássica” na psicose
    - b) Potencialidades das terapias de terceira geração na psicose
    - Intervenções baseadas no Mindfulness para a psicose
    - a) Racional teórico subjacente à intervenção na psicose
    - b) Estado da arte e programas com estudos de eficácia
    - i. A intervenção em grupo
    - c) Adaptações e especificidades na prática experiencial
    - d) Competências de intervenção
    - Terapia de Aceitação e Compromisso para a Psicose
    - a) Racional teórico subjacente à intervenção na psicose
    - b) O evitamento experiencial na base e manutenção dos sintomas psicóticos
    - c) Estudos de eficácia
    - d) Competências de intervenção
    - Terapia focada na Compaixão
    - a) Racional teórico subjacente à intervenção na psicose
    - b) Investigação empírica na base da aplicação à psicose
    - c) A compaixão como processo protetor
    - d) Adaptações e especificidades na prática experiencial
    - e) Intervenção em grupo e intervenção individual
    - f) Estudos de eficácia
    - g) Competências de intervenção;

    Terapia Focada na Compaixão (TFC) nas Perturbações da Personalidade

    - Modelo Evolucionário e Psicopatologia da Personalidade. Sistemas de Regulação de Afeto e traços de personalidade inflexíveis
    - Relação entre os Medos da compaixão e as dificuldades intrapessoais e interpessoais
    - Avaliação e análise funcional em TFC
    - Aplicação de exercícios, práticas de compaixão e autocompaixão. A utilização do exercício das cadeiras para abordar os múltiplos eus possíveis;

    Aplicações do Mindfulness e da Compaixão na Adolescência

    - Conceptualização das dificuldades psicológicas na adolescência segundo as Terapias de 3ª geração
    - As adaptações desenvolvimentais das intervenções baseadas no Mindfulness e na Compaixão
    - Intervenções baseadas no Mindfulness e na Compaixão para a adolescência, contemplando quer a sua conceptualização teórica quer a sua aplicação prática
    - Aplicação das estratégias terapêuticas;

    Supervisão Clínica

    - Discussão de casos clínicos (vários quadros psicopatológicos) e sua leitura à luz das Terapias de Terceira Geração
    - Avaliação e elaboração de formulações (treino)
    - Aplicação e treino dos protocolos de tratamento
    - Sessão de encerramento;

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