Atualmente, os resíduos sólidos converteram-se num dos problemas mais preocupantes para a conservação do meio ambiente, já que chegaram a níveis nos quais se estabelece seriamente a necessidade de sua coleta e eliminação. Nesse contexto, os resíduos não podem ser abandonados em qualquer parte, sem nenhuma precaução, nem ser enterrados ou lançados ao mar ou a um rio.
O problema dos resíduos deve se enfocado hoje em dia por canais que levem a seu correto tratamento visando-se preservar o entorno natural que envolve o homem.
A partir de um enfoque eminentemente prático, o programa de Gestão de Resíduos aborda os temas mais relevantes vinculados à gestão de resíduos, oferecendo exemplos atuais e práticos, e dando destaque a todas aquelas técnicas preventivas e corretivas destinadas a reduzir a contaminação e o impacto ambiental.
Saídas Profissionais
Algumas das saídas profissionais do programa de
Gestão de Resíduos são as seguintes:
- Ocupação em prefeituras como técnico/assessor em gestão de resíduos.
- Operário em instalações de compostagem e em estações de transferência.
- Trabalho em gestão e controle de aterro sanitários.
- Consultor ambiental na área dos resíduos.
- Docência.
Estrutura do Programa
O programa de
Gestão de Resíduos se compõe de seis disciplinas, incluindo casos práticos de tratamento e valorização de resíduos.
As disciplinas permitem conhecer e compreender, em primeiro lugar, os fundamentos teóricos, conceituais e históricos implicados na gestão dos resíduos e, em segundo lugar, sua implementação organizacional, social e tecnológica.
O objetivo é fazer com que os alunos adquiram uma visão global da gestão dos resíduos, através de diferentes temáticas multidisciplinares relacionadas.
DISCIPLINAS
- Resíduos Sólidos Urbanos
- Resíduos Industriais
- Resíduos Rurais
- Resíduos Sanitários
- Educação Ambiental
- Legislação
- Casos práticos
Essas disciplinas, embora independentes entre si, estão estruturadas de acordo com uma coerente ordem pedagógica, que facilita uma compreensão que parte da menor para a maior complexidade. Cada disciplina se divide em unidades temáticas básicas ou capítulos, cujo conteúdo engloba material impresso que se deve estudar para responder satisfatoriamente os testes de avaliação.
Material
Todos os alunos matriculados (tradicional ou virtual) recebem o material para a aprendizagem em formato papel, assim como um nome e uma senha de acesso ao Campus Virtual sem custo adicional algum. Desta maneira, os alunos cujo seguimento é tradicional, apesar de não poderem realizar os exames através do Campus Virtual, terão a possibilidade de desfrutar dos fóruns ambientais, documentos de interesse, acesso a trabalhos e casos práticos, contatos com outros estudantes, etc.
Apresentação da documentação
O material de estudo é distribuído em 8 disciplinas, repartidas em 4 tomos, seguindo uma seqüência lógica de aprendizagem.
No primeiro tomo, além das disciplinas correspondentes, incluem-se uma introdução ao Campus Virtual, as Pautas do Trabalho Final ou Projeto e os exames do Programa (apenas no acompanhamento tradicional).
Envio da documentação
O material do Programa de Gestão de Resíduos é enviado periodicamente de forma progressiva. Desta maneira, o aluno poderá ir recebendo a documentação atualizada dos últimos eventos que ocorram campo ambiental.
Sistema de Avaliação
Em cada uma das disciplinas que compõem o programa o aluno é avaliado mediante a realização de um teste, seja por vía tradicional, seja on-line pelo Campus Virtual.
A nota final do programa de Gestão de Resíduos consistirá na média das diferentes avaliações tipo teste realizadas por disciplina (virtual ou tradicional) o ainda na nota do exame de recuperação correspondente, se for o caso.
É requisito imprescindível à obtenção do título a aprovação em todas e em cada uma dessas partes por separado.