Excel para Avaliação de Projetos de Investimento | 15 HORAS
O Excel é a folha de cálculo mais utilizada pelos profissionais de gestão e negócios para análise e apresentação de resultados. O presente curso, tendo como pressuposto o acrescido interesse do mercado, foi elaborado para os profissionais que desejam usufruir das inúmeras funcionalidades avançadas do Microsoft Excel, nomeadamente para efeitos de análise de negócio (entendendo-se negócio como área de interesse fundamental) e de criação de cenários alternativos com base em pressupostos. O objetivo é explorar estas funcionalidades, conferindo ao utilizador uma maior solidez na tomada de decisões sustentadas, baseadas em análises seguras e estruturadas em cenários alternativos, bem como através do uso e criação de fórmulas avançadas.
Objetivos Gerais
Este curso procura integrar e potenciar, através de uma metodologia de formação essencialmente prática, a utilização de Microsoft Excel, no seu dia-a-dia, como ferramenta de apoio em decisões de negócio. Permite capacitar os participantes com as competências apropriadas para trabalhar com as ferramentas de análise disponibilizadas pelo Microsoft Excel:
Saber como utilizar o Excel na avaliação de Projetos de Investimento
Analisar Operações de Financiamento com Excel
Avaliar a viabilidade de investimentos e a rentabilidade de carteiras de valor
Utilizar ferramentas avançadas de Excel para analisar modificações e proporcionar informação em tempo real
Analisar a sensibilidade perante a alteração de um ou vários dados
Objetivos Específicos
A presente formação tem por objetivo dotar os participantes, das ferramentas necessárias para a Avaliação de Projetos de Investimento, com o apoio do Excel. Saiba como utilizar o Excel para a avaliação de Projetos de Investimento
Estruturar uma folha de cálculo para as Operações de Financiamento
Cálculo e avaliação do VAL e da TIR
Análise das diferentes alternativas de amortização
Avaliar modificações e proporcionar informação em tempo real
Simular diferentes cenários e alternativas
Criar relatórios interativos.
Destinatários/Pré-Requisitos
Profissionais dos Departamentos de Investimentos e Projetos que queiram aprofundar os seus conhecimentos ou que estão neste momento a desenvolver projetos de investimento:
Departamento de Tesouraria
Departamento Financeiro
Departamento Contabilidade
Departamento de Controlo de Gestão
Departamento de Auditoria.
Conteúdo
COMO UTILIZAR O EXCEL PARA A AVALIAÇÃO DE PROJECTOS DE INVESTIMENTO
As funções estatísticas e financeiras do Excel: como utilizá-las e qual a sua aplicação na avaliação de Projetos de Investimento
OPERAÇÕES DE FINANCIAMENTO ATRAVÉS DO EXCEL
Empréstimos
Créditos
Leasing
Operações que o seu Banco realiza quando lhe solicita um empréstimo ou uma linha de crédito
OPERAÇÕES DE INVESTIMENTO, AMORTIZAÇÃO E CARTEIRA DE VALORES ATRAVÉS DO EXCEL
Viabilidade de investimentos
Amortização de investimentos
Rentabilidade de carteiras de valor
Cálculo e avaliação do VAL e da TIR com o Excel
Ponto Critico Operacional
Economica Value Added - EVA
Capitalização e atualização de fluxos de caixa e rendas
Análise das diferentes alternativas de amortização
FERRAMENTAS AVANÇADAS E TABELAS
Ferramentas avançadas de Excel para analisar modificações e proporcionar informação em tempo real de apoio à tomada de decisões
RESOLUÇÃO E ANÁLISE DOS DIFERENTES PROBLEMAS PROPOSTOS
Determinação das variáveis mais importantes
Representação de diferentes cenários e alternativas
Análise de sensibilidade perante uma modificação de um ou vários dados
CRIAÇÃO DE RELATÓRIOS INTERACTIVOS