ObjectivosApresentar exemplos de utilização criativa e eficaz das ferramentas Moodle;
Dotar os participantes de competências para a utilização das ferramentas de criação de conteúdos e atividades do Moodle;
Problematizar os seguintes aspetos relativos à e-tutoria: Gestão da Motivação, e-Moderação de Fóruns e Chats, Interatividade e utilização de Métodos Ativos e Colaboração;
Compreender as funções de tutoria na dinamização e moderação de um curso em e-learning.
Dirigido aEste curso destina-se a professores e formadores que desejam desenvolver atividades pedagógicas e aprender a tirar pleno partido do potencial Moodle.
ConteúdoDuração
32 Horas (Sábados, das 10h às 13h e das 14h30 às 17h30)
Calendarização
21 de Fevereiro e 14 de Março de 2015
Formador/a
Dr. Rui Ramos. Formação académica em Ensino de Eletrónica e Informática, com experiência em administração e utilização da Plataforma Moodle. Desempenhou cargos de apoio/manutenção ao parque informático e sites de diversas escolas/agrupamentos.
Formato e Duração do curso
Curso em formato de b-learning, com uma carga horária online estimada de 20 horas e em regime presencial de 12 horas. Não existe horário estabelecido para as atividades online do curso, no entanto, há atividades com prazos para cumprir. Os participantes terão de gerir o tempo de modo a completarem as atividades atempadamente.
Requisitos
Não são necessários conhecimentos de web design ou de programação, nem é necessário instalar qualquer software. Necessita apenas de um computador com acesso à internet.
Conteúdo Programático
Perfil e Competências do e-Formador
Princípios de Conceção de Conteúdos em e-learning
Percursos Formativos e Utilização Criativa do Moodle
Funcionalidades e Recursos Moodle
Atividades para o Autoestudo
Ferramentas de Comunicação Síncrona e Assíncrona
Atividades Colaborativas e de Avaliação Interpares
Atividades para a Recolha de Dados e Informação
Configurar uma Disciplina Moodle
Outras Ferramentas da Disciplina
Funções Básicas de Administração da Disciplina
Utilização de ferramentas externas ao Moodle