Objectivos* Distinguir e caracterizar os diferentes sistemas de formação e o contexto de educação formação.
* Identificar as competências do formador e o seu papel nos diversos contextos formativos
* Realizar uma auto-avaliação face ao perfil de competências definido para a função de formador.
* Definir objectivos pedagógicos a atingir através de uma sessão de formação.
* Seleccionar os métodos e técnicas pedagógicas mais adequadas para uma sessão de formação, face aos objectivos a atingir, às características do público-alvo e ao contexto de formação.
* Seleccionar e conceber os recursos didácticos mais adequados em função da estratégia pedagógica a adoptar, considerando a diversidade de recursos.
* Seleccionar, elaborar e aplicar os instrumentos de avaliação adequados aos objectivos pedagógicos definidos.
* Elaborar um plano de sessão
* Saber conduzir sessões de formação por forma a estabelecer uma relação pedagógica positiva e facilitadora da aprendizagem.
* Apresentar sugestões de melhoria para os sistemas de formação.
Dirigido aProfissionais activos com nível de habilitações mínimo de 9º ano e recém-licenciados à procura do primeiro emprego que pretendam desenvolver competências pedagógicas e desempenhar a função de formador no âmbito das suas áreas de intervenção.
TitulaçãoAtribuição de CAP
Conteúdo1. Acolhimento
Apresentação dos formandos e da equipa técnico-pedagógica.
Apresentação da finalidade, objectivos pedagógicos e conteúdos programáticos do Curso.
Apresentação da metodologia de avaliação.
2. O Formador face aos Sistemas e Contextos de Formação
Caracterização dos sistemas de formação
Formação Profissional inserida nos Sistemas de Educação-Formação-Trabalho
Legislação de Enquadramento da Formação Profissional
Perfil do Formador: competências e capacidades
Competências exigíveis ao formador nos diferentes sistemas de formação
3. Simulação Pedagógica Inicial
Preparação da simulação pedagógica inicial
Simulação, gravada em vídeo
Visionamento crítico: auto e hetero análise
Análise e auto análise dos comportamentos pedagógicos observados.
Despistagem dos aspectos pedagógicos mais relevantes.
Diagnóstico das competências demonstradas e a adquirir ou a melhorar
4. Teorias, Factores e Processos de Aprendizagem
Conceito e características da aprendizagem
Teorias, modelos e mecanismos de aprendizagem
Processos, etapas e factores psicológicos da aprendizagem
Fontes e métodos de motivação
5. Comunicação e Animação de Grupos
Relações interpessoais
Gestão da comunicação pedagógica:
Relação pedagógica
6. Métodos e Técnicas Pedagógicas
Caracterização dos métodos pedagógicos
Caracterização de diversas técnicas pedagógicas
Técnicas
Condições de planificação e operacionalização
7. Definição e Estruturação de Objectivos de Formação
Finalidades. Objectivos de formação
Das competências aos objectivos
Objectivos pedagógicos: função, níveis, componentes e domínios
Como definir um objectivo operacional
Interligação entre a definição de objectivos e a avaliação da formação
8. Avaliação da Aprendizagem
Diferentes níveis de avaliação dos resultados da aprendizagem
Critérios de avaliação
Tipos de avaliação e escalas de classificação
A subjectividade da avaliação
Técnicas e instrumentos de avaliação da aprendizagem
9. Recursos Didácticos na Formação e as Novas Tecnologias de Informação e Comunicação
Caracterização
Metodologia de utilização
Critérios de selecção
Preparação de recursos didácticos, em suportes multimédia, para utilização na
Simulação Pedagógica Final
10. Planificação da Formação
Preparação de um plano de sessão: tema, objectivos, pré-requisitos, estratégias/actividades, materiais / equipamento e gestão do tempo
Etapas de um plano
Planificação de um módulo de formação
Momentos-chave de uma sessão na óptica do formando e na óptica do formador
11. Plano de Sessão
Elaboração de um plano de sessão para aplicação na simulação pedagógica final
Preparação dos recursos didácticos, em suportes multimédia, para utilização na simulação pedagógica final
Preparação da simulação pedagógica final
12. Simulação Pedagógica Final
Preparação das condições de aplicação do projecto de sessão de formação
Simulação com gravação em vídeo
Visionamento crítico: auto e hetero análise dos comportamentos pedagógicos observados
Questionamento ou aprofundamento dos aspectos pedagógicos relevantes
Síntese e avaliação dos processos formativos vivenciados
Percursos para auto-formação
13. Acompanhamento e Avaliação da Formação
Critérios de eficácia da formação
Análise evolutiva e sistémica dos resultados da formação
Tipos de desvios e acções de melhoria
Diferentes níveis de avaliação da formação
Instrumentos de avaliação
14. Proposta de Intervenção Formativa
Concepção e apresentação de uma Proposta de Intervenção Pedagógica