O Mestrado em Informática e Sistemas (MIS) do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC) tem por objectivo formar Mestres em Informática e em Sistemas capazes de exercerem a sua actividade profissional com um elevado nível de competência técnica, científica e profissional em cada uma das áreas de especialização propostas.
No ano lectivo de 2012/2014, irá iniciar-se a 5ª Edição do Mestrado em Informática e Sistemas (MIS) do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC) tem por objectivo formar Mestres em Informática e em Sistemas capazes de exercerem a sua actividade profissional com um elevado nível de competência técnica, científica e profissional em cada uma das áreas de especialização propostas.
O Mestrado em Informática e Sistemas organiza-se em 2 especializações:
Estas especializações possuem um carácter assumidamente profissionalizante, pretendendo-se formar especialistas com competências em domínios de aplicação muito concretos. A escolha do elenco apresentado resulta da experiência acumulada nos últimos anos na interacção estreita que o Departamento de Engenharia Informática e de Sistemas (DEIS) do ISEC manteve com o tecido empresarial, não só regional, mas também nacional e europeu.
Dando continuidade à missão do curso de Licenciatura em Engenharia Informática, considerou-se estratégico organizar este novo ciclo de estudos num horário predominantemente pós-laboral, permitindo o aprofundamento de competências e requalificação de profissionais no activo.
Com a preocupação de integração de estudantes no activo, caso a realização de um estágio não seja compatível com a actividade profissional do aluno, é proporcionada a alternativa de realização de um projecto industrial. Este, realizado essencialmente nas instalações do ISEC, e supervisionado por um docente, deverá consistir na resolução de um problema proposto por um parceiro industrial de modo a cumprir o carácter profissionalizante da nova formação.
Especialização em Desenvolvimento de Software
A formação dada na especialização em Desenvolvimento de Software visa a preparação de profissionais competentes no exercício profissional no domínio de desenvolvimento de software em todos as suas etapas, incluindo os aspectos importantes de gestão de projectos, equipas e garantia de qualidade. Os graduados do mestrado nesta especialização serão técnicos com pleno domínio científico dos temas relacionados com engenharia de software, possuindo capacidade de resposta a exigências constantes de inovação e modernização. Por outro lado, esta formação pós-graduada poderá também ser entendida numa perspectiva complementar à formação de base. Esta oportunidade poderá ser aproveitada por candidatos com licenciaturas em informática (e.g., Engenharia Informática e de Sistemas, Informática, Informática de Gestão, Matemática e Ciências da Computação), ou noutras áreas da engenharia (e.g., Engenharia Electrotécnica, Electrónica Industrial).
Especialização em Tecnologias da Informação e do Conhecimento
A formação dada na especialização em Tecnologias da Informação e do Conhecimento pretende proporcionar preparação para um exercício profissional competente em domínios de actividade social ou económica de natureza interdisciplinar nos planos científico ou técnico, assim como possibilitar a capacidade de resposta a exigências constantes de inovação e modernização. Por outro lado, esta formação pós-graduada poderá também ser entendida como complementar à formação de base. Esta oportunidade poderá ser aproveitada por candidatos com licenciaturas em informática (e.g., Engenharia Informática e de Sistemas, Informática, Informática de Gestão, Matemática e Ciências da Computação), em engenharia (e.g., Engenharia Electrotécnica, Electrónica Industrial) ou economia, gestão, ciências da organização e ciências sociais e humanas (e.g., Gestão de Empresas, Contabilidade, Administração Pública, Economia).
Organização do ciclo de estudos
O Curso de Mestrado em Informática e Sistemas encontra-se organizado em semestres, num total de 2 anos lectivos com dois semestres por ano. O modelo de avaliação é fundamentalmente orientado para a demonstração de competências adquiridas, sendo fortemente apoiado em trabalhos práticos ao longo de cada semestre.
O tronco comum é composto por disciplinas obrigatórias e disciplinas optativas. Cada especialização tem ainda um conjunto de unidades curriculares específicas que permite obter competências próprias de cada uma das especializações.
É de realçar a existência de uma unidade curricular no 3º semestre dedicada a seminários industriais com o objectivo de estabelecer um elo de ligação importante entre os alunos de mestrado e as empresas. No decurso desta unidade curricular os alunos serão confrontados com situações reais do ambiente de actividade das empresas participantes.
O estágio final (unidade curricular "estágio ou projecto industrial") decorre em parte do terceiro semestre e na totalidade do quarto semestre lectivo do mestrado, sendo desenvolvido no ambiente das empresas acolhedoras e acompanhado pelos docentes do mestrado. Na situação em que a actividade profissional dos alunos não seja compatível com a realização do estágio na empresa (nomeadamente em termos de horário de trabalho), o estágio tomará a forma de um projecto industrial real desenvolvido no Departamento de Engenharia Informática e Sistemas com um acompanhamento alargado por parte dos docentes, mantendo a participação de uma empresa parceira.