Licenciatura em Artes Plásticas

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Licenciatura em Artes Plásticas

  • Objectivos O novo plano de estudos da licenciatura em Artes Plásticas da FBAUP resulta da adequação dos anteriores cursos de Artes Plásticas — Pintura e Artes Plásticas — Escultura aos princípios do Processo de Bolonha. Optou-se por uma reformulação profunda das estruturas das formações em Artes Plásticas da FBAUP, evitando uma mera adequação formal imposta pelas circunstâncias. Criou-se assim um plano de estudos baseado na ideia de que os cursos de 1º ciclo devem funcionar de modo aberto, privilegiando uma formação alargada capaz de fornecer uma sólida preparação aos estudantes, sem limitar excessivamente as suas escolhas futuras. Dos antigos planos de estudos nasceu um único curso de Artes Plásticas, estruturado em três ramos de especialização distintos: Artes Plásticas — Pintura, Artes Plásticas — Escultura e Artes Plásticas — Multimédia. Se os dois primeiros resultam da adequação dos antigos cursos ministrados pela Faculdade de Belas Artes, já o ramo de Multimédia vem responder a uma imposição científica que mais não faz do que formalizar uma prática que os anteriores cursos já vinham albergando, embora sem o devido enquadramento curricular. A escolha dos ramos é obrigatória e da responsabilidade de cada um dos estudantes, e tem lugar no final do 2º semestre, ou logo que tenham sido concluídos pelo menos 42 créditos. A titulação de uma especialização em cada um dos ramos obriga ao cumprimento de um número mínimo de créditos nas unidades curriculares que lhe são específicas, conforme quadro anexo ao plano de estudos, e cada estudante só pode ver o seu grau titulado em um dos ramos de especialização. Como a escolha dos ramos só tem lugar no final de um período de formação comum, será possível uma mais adequada orientação das escolhas de cada estudante, sempre ajustáveis em função da flexibilidade do plano de estudos. A área científica principal do curso é a de Artes Plásticas, entendida como o território da criação, investigação e expressão plásticas no campo das artes. Sabemos que o facto de as artes plásticas serem sempre designadas no seu plural remete para a divisão moderna entre um plural e um singular das artes, em que a arte no seu singular é sempre definida fora do campo estrito da técnica e da especialização, e as artes, no seu plural, são sempre do domínio mais preciso da técnica, e de uma certa especialização. Contudo, sabemos também que arte não é definível exclusivamente a partir do seu plural ou do seu singular. Este curso, na sua estruturação com base numa grande área científica das artes plásticas, que se divide depois em áreas científicas de especialização, pretende responder precisamente a esta visão integrada da arte no seu singular e da arte no seu plural. De um modo geral, a licenciatura em Artes Plásticas habilitará os estudantes para actividades de criação artística nos domínios da visualidade, da pintura, da “espacialidade,” da escultura e do multimédia, com maior ou menor especialização, consoante o ramo escolhido. Os diplomados ficarão também habilitados a desenvolver diversas actividades no mercado artístico e editorial; nas áreas do teatro, da televisão e outras similares; no ensino artístico e tecnológico; assim como para a acção cultural no âmbito das Artes Plásticas, como a produção artística, investigação, direcção, gestão e coordenação em equipas mono e pluridisciplinares, em estudos de índole tecnológica ou artística, em projectos para o espaço público e privado, na produção de obras de arte na indústria ou cenografia; em funções de consultoria e peritagem; na colaboração em Museus e actividades relacionadas com o património artístico; na investigação teórica sobre arte, nomeadamente nas áreas da crítica de arte, história da arte ou teoria da arte.
  • Titulação Licenciatura em Artes Plásticas
  • Conteúdo

    Plano de Estudos - Semestre 1,2

    Atelier-Oficina ATP175 HCS18 ECTS
    Objectivos específicos:

        * Identificar as possibilidades artísticas e tecnológicas dos processo de impressão;
        * Explorar as linguagens plásticas próprias das tecnologias de impressão;
        * Trabalhar num ambiente de atelier/oficina, desenvolvendo uma investigação suportada num corpo de trabalho coerente e numa responsabilização das estratégias metodológicas escolhidas;
        * Trabalhar os meios de impressão como instrumento, como meio ou como fim, nas suas qualidades reflexivas, expressivas e comunicantes e nas suas especificidades como veículo singular;
        * Desenvolver a ideia do carácter projectual do Desenho e das Técnicas de Impressão nas suas possíveis vertentes;
        * Desenvolver o discurso crítico e reflexivo do trabalho proposto e produzido po meio do debate com os docentes, tutores e colegas.


    Imagem Digital e Fotografia STP54 HCS6 ECTS
    Objectivos específicos:

        * Compreender as rupturas e continuidades processuais, metodológicas e conceptuais, decorrentes da introdução dos novos meios digitais na prática do desenho, dos meios de criação e manipulação de imagens;
        * Introduzir na prática das ferramentas e programas de desenho e de tratamento de imagem;
        * Introduzir na prática de utilização dos processos digitais de preparação das películas litográficas e da pré-impressão.

    Teoria e História das Técnicas de Impressão SS54 HCS6 ECTS
    Objectivos específicos:

        * Problematizar os diversos conceitos e actuações artísticas decorrentes dos diversos processos de impressão;
        * Fornecer uma abordagem da história das Técnicas de Impressão, nomeadamente dos momentos de ruptura tecnológica;

    Conteúdos:

        * Do artesanal ao mecânico;
        * A fotografia;
        * O digital;
        * Da história da Gravura, da Litografia e da Serigrafia;
        * Teorias e Conceitos transversais à história das técnicas de impressão;
        * As técnicas de impressão no contemporâneo.

    Meios e Técnicas do Desenho STP27 HCS3 ECTS

    Pretende-se com esta unidade curricular criar um espaço de reflexão que se irá debruçar sobre variados tipos de ferramentas inerentes à produção de actos de desenho.

    Por um lado, um olhar centrado nos próprios instrumentos e técnicas utilizados na produção de desenhos; por outro, uma reflexão sobre os meios através dos quais mediamos a nossa percepção do mundo e como afectam não só o imaginário, mas também o modo de representação.

    Campos e Funções do Desenho SS27 HCS3 ECTS

    Pretende-se com este seminário encontrar plataformas de discussão sobre o desenho como modalidade funcional, que descreva as diferentes aplicações do mecanismo desenho a conjuntos heterogéneos de manifestações visuais e campos de intervenção.

    Estas plataformas consistem na identificação e análise dos componentes estruturais, cognitivos e comunicativos do desenho associados a determinados valores de uso, seja no campo da meta-linguagem – como retrocesso crítico sobre as condições da sua própria produção – seja na intraligação com outros aspectos da actividade humana (o sistema da moda, da arqueologia, da investigação e divulgação científica, da prática terapêutica, do exame psicológico).

    Percepção e Representação SS27 HCS3 ECTS

    Aprofundar conhecimentos sobre os fundamentos perceptivos do sistema visual como base operativa do desenho.

    Desenvolver uma reflexão crítica sobre o desenho como modelo de interpretação/construção do real, reequacionando o conceito de representação a partir de uma fenomenologia da percepção e da relação com outros meios de produção e difusão da imagem.

    Criatividade e Retórica SS27 HCS3 ECTS

    Potenciar a aquisição de conhecimentos, cada vez mais explícitos, dos modos de produção da significação nas artes plásticas em geral e no desenho em particular.

    A partir dos campos da semiótica experimental e da heurística, situar-se-á esse conhecimento na realização e análise de trabalhos de investigação experimental, incidindo não tanto na questão "o que significa", mas "como significa" o desenho no plano da imagem.

    Procura-se contextualizar a Retórica como metodologia de análise semântica nas práticas contemporâneas do desenho, através de mecanismos como a ironia, a alegoria, a metáfora ou a elipse.

    Estudo sistemático da produção de enunciados desviantes na prática do desenho.

    Desenho e Performatividade SS27 HCS3 ECTS

    Aproximação à prática do desenho a partir do conceito de acto performativo, entendido em dois aspectos:

       1. exploração das potencialidades expressivas e operativas dos fenómenos de redireccionamento de certos actos culturalmente radicados em actividades humanas específicas para os meios gráficos;
       2. na tendência em marcar as estruturas temporais imanentes aos processos do desenho.

    Desenvolver ferramentas analíticas que permitam sequenciar mecanismos criativos motivados pelo uso do acto performativo como unidade mínima das linguagens gráficas.

    Aprofundar as interligações entre o desenho e a prática performativa, quer ao nível da sua convergência histórica, quer ao nível da concepção e projecto de uma acção.
    Desenho e Narratividade SS27 HCS3 ECTS

    Aproximação ao desenho a partir da função narrativa. Proporcionar instrumentos de análise que permitam a compreensão da estrutura narrativa no geral, e no desenho em particular.

    Explorar as possibilidades de articulação entre imagem e narração, mimésis e relato.
    Metodologia STP27 HCS3 ECTS

    Desenvolver aspectos metodológicos para a realização de um trabalho de investigação na área das Artes Plásticas.

    Levar a cabo uma reflexão sobre a prática experimental, contextualizando-a e analisando-a a partir do confronto com uma proposta prévia.
    Optativas de outros Mestrados SS9 ECTS
    Semestre 3,4

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