Licenciatura em Artes/BD/Ilustração
Os diplomados com esta Licenciatura estarão habilitados para a criação, quer por iniciativa própria quer por solicitação profissional de trabalhos na área da Banda Desenhada e da Ilustração nas suas várias vertentes (comercial, publicidade, científica, artística, centrada em públicos amplos ou específicos, criando conteúdos originais ou adaptando material prévio), e ainda a serem capazes de relacionar a sua produção efectiva com o mercado existente. Tratando-se de áreas que ainda conquistam pouco espaço nos circuitos académicos, esta licenciatura surge como contributo fulcral à revitalização e valorização das áreas em questão.
Neste ciclo de estudos privilegia-se as áreas científicas da BD/Ilustração e do Desenho no sentido de dotar o diplomado de competências de criação artística. Paralelamente, as áreas das Técnicas de Impressão e do Design Gráfico asseguram a capacidade de controlar o processo de edição e reprodução do seu trabalho até ao contacto com o público. As áreas da História da Arte e da Literatura permitem ao diplomado consolidar um discurso crítico, auto-crítico, apurado e fundamentado. Na perspectiva de uma futura integração profissional faz parte da estrutura do curso a área da Gestão Profissional que assegura ao diplomado competências organizativas do seu percurso, tais como: a realização do seu curriculum, do seu portafólio e modos de abordar empresas e instituições. A formação é completada com um leque alargado de opções, permitindo ao estudante construir o currículo de acordo com as suas áreas de interesse.
A predominância das aulas de natureza teórico-prática assegura a vertente profissionalizante própria do Ensino Politécnico.
Um forte orientação tutória permite o acompanhamento dos projectos pessoais dos estudantes sobretudo no último ano do curso.
O contacto com experiências profissionais e artísticas de autores contemporâneos activos nas áreas da BD/Ilustração será proporcionado através de seminários, permitindo-se desta forma que os estudantes possam confrontar a sua produção individual com a produção, quer teórica, quer prática, de especialistas.