ObjectivosA licenciatura em Ciências Biomédicas tem como primeiro objectivo formar profissionais capazes de dominar os conceitos e as técnicas da ciência médica e da biologia molecular e de os utilizar para dar apoio e colaboração a programas e projectos de investigação biomédica fundamental ou aplicada, de desenvolvimento tecnológico ou de diagnóstico.
Um segundo objectivo é formar licenciados aptos para prosseguirem estudos com diversas orientações conducentes a especializações em áreas tão diversas como medicina molecular, terapia génica, bio-nanotecnologia ou medicina regenerativa ou, alternativamente, para optarem por uma formação médica, no âmbito de um curso de Medicina concebido em termos de pós-graduação. Pretende-se formar universitários que aliem competência, honestidade e humanismo, salientando-se a importância do ensino das ciências fundamentais na ascensão à qualidade universitária e da prática experimental na competência profissional.
A obtenção de uma sólida formação científica em Ciências Básicas e em Ciências Biomédicas, numa vertente teórica e prática, é necessária para a compreensão, ao nível molecular, dos fenómenos vitais, através de um contacto muito estreito com a realidade da investigação científica.
TitulaçãoLicenciatura em Ciências Biomédicas
Conteúdo Saídas Profissionais
No final do primeiro ciclo, os licenciados em Ciências Biomédicas terão adquirido competências que lhes permitirão, na qualidade de técnicos de apoio, integrar grupos que trabalhem nos domínios da biologia, da biomedicina e da genética médica, assim como em tecnologias ou métodos de diagnóstico e terapêuticos, quer em laboratórios de diagnóstico, quer em centros de investigação e desenvolvimento.
Pela natureza da sua formação, estarão preferencialmente capacitados para competir com outros licenciados que tenham obtido a sua formação em áreas de ciências mais básicas (biologia, bioquímica, etc.). Os licenciados em Ciências Biomédicas estarão também idealmente posicionados para continuarem a sua formação em Ciências Biomédicas (frequentando o 2.º ciclo deste curso) ou se candidatarem a um curso de Medicina, na UAlg ou noutra Universidade das várias que já têm vagas dedicadas a estudantes licenciados, tendo a possibilidade de prosseguir a sua formação na área da medicina.