Licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial [FE]
ObjectivosO principal objetivo deste ciclo é formação de sujeitos com capacidade de utilizar os princípios básicos de gestão, nomeadamente de gestão da produção, modelação e simulação de problemas, aplicados ao processo industrial. Paralelamente, procura-se fornecer uma formação de âmbito alargado no domínio da Tecnologia Mecânica e processos de produção, bem como órgãos de máquinas, que permita uma visão alargada dos métodos e tecnologias de produção. Esta é complementada com uma formação de base em componentes mecânicos e electromecânicos e hidráulicos, automação industrial e robótica, que permita uma visão integrada dos sistemas integrados de produção e a capacidade de aplicação prática dos conhecimentos na resolução de problemas. Objetivos secundários são o fornecimento de conhecimento geral sobre materiais e utilização de linguagens de programação e de ferramentas computacionais na resolução de problemas de engenharia e gestão, nomeadamente de apoio à modelação, simulação e decisão.
ConteúdoO curso está atualmente estruturado de acordo com a Declaração de Bolonha e tem uma duração normal de 3 anos (6 semestres, 180 ECTS). O curso está articulado com formações semelhantes em vários espaços académicos e profissionais a nível nacional e internacional.
O sistema de ensino prepara estudantes para trabalharem em variados sectores da atividade económica no espaço da União Europeia e mundial (ex. Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, e Timor).
Em termos de conteúdos de ensino, o curso pretende que o futuro Engenheiro Industrial adquira conhecimentos aplicados na gestão de projetos,unidades industriais e linhas de produção dos mais diversos setores industriais e de serviços como sejam unidades químicas,petroquímicas ,petróleo e gás,produção industrial etc. bem como conhecimentos tecnológicos do âmbito da engenharia mecânica e electrotecnica, designadamente automação e robótica,.Os licenciados podem candidatar-se à Ordem dos Engenheiros, de acordo com as regras por esta estabelecidas; após conclusão de um estágio profissional, os licenciados são também reconhecidos e admitidos à Ordem dos Engenheiros Técnicos.