ObjectivosO curso de Comunicação e Jornalismo apresenta-se como uma oferta diferenciada e adequada aos estudantes que pretendem trabalhar como jornalistas ou prosseguir os estudos na área científica dos media e do jornalismo.
Este Ciclo de Estudos promove parcerias com iniciativas nacionais, como a \"Operação 7 Dias com os Media\" e traz regularmente à universidade representantes dos media e do jornalismo. São exemplos António José Teixeira, Director da SIC Notícias; Pedro Tadeu, Sub-Director do Diário de Notícias; Daniel Ricardo, editor da Visão; jornalistas como José Pedro Castanheira, Paulo Moura e Ana Sofia Fonseca (Prémios Gazeta), Diana Andringa, Patrícia Fonseca ou José Vegar.
Os estudantes são também confrontados com a realidade para lá dos muros da universidade através de visitas a redações (TSF, Lusa, Diário de Notícias), assistência a sessões na Assembleia da República, participação em conferências e workshops.
ConteúdoO jornalismo é essencial à existência de uma sociedade democrática. A Licenciatura em Comunicação e Jornalismo ensina a pensar a atividade jornalística e prepara os estudantes para um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, marcado pelo jornalismo de convergência e as crescentes exigências éticas da profissão.Aposta na articulação de uma sólida formação teórica com uma prática que aproxime os estudantes do dia-a-dia de uma redação multimédia, contando com um corpo docente altamente qualificado e especializado.
Este curso na área da Comunicação estrutura-se segundo dois eixos, que se completam com uma especial atenção à relação entre Jornalismo e Comunidades Digitais. Por um lado, uma especialização consoante os meios: imprensa, rádio, televisão, digital. Por outro, o aprofundamento por áreas do conhecimento: jornalismo digital, jornalismo desportivo, fotojornalismo, jornalismo de ciência, jornalismo económico, jornalismo político.
No final do curso, os licenciados estão aptos a exercer a profissão de jornalista nos mais variados campos, incluindo o da gestão de conteúdos e de comunidades; refletem criticamente sobre os contextos de produção noticiosa; e dominam as metodologias que lhes permitem investigar e progredir no seu percurso académico.