A graduação em Comunicação e Multimédia da Universidade Lusíada de Lisboa mostra-se adaptada ao Processo de Bolonha.
A estrutura e a dinâmica do mundo da rádio, do cinema, do teatro, da televisão, do espectáculo, da comunicação e da área do multimédia em geral, tem vindo a evoluir, sobretudo ao longo dos últimos 30 anos, duma forma vertiginosa. Desde que a rádio e o cinema e mais tarde a televisão entraram pela primeira vez nos nossos hábitos, a sua face e a sua organização têm sofrido alterações significativas, muito provavelmente como nenhuma outra actividade humana do domínio do conjunto sociedade - tecnologia. Na realidade, o complexo mediático moderno iniciou um processo de expansão, pela primeira vez na história da humanidade, a uma escala planetária.
Hoje, a área científico-tecnológica das artes de cena e da comunicação multimédia está muito diferente do que era algumas décadas atrás. Os mercados do cinema, da televisão e da comunicação multimédia são uma realidade inegável, onde interagem uma multiplicidade de agentes, com as mais diversas funções e interesses. Neste quadro um pouco indefinido, surge a necessidade de construir para o domínio do cinema, do teatro, do espectáculo, da televisão e da comunicação, nomeadamente da multimédia, e as suas práticas, um novo perfil de licenciado, com novas competências, capaz de responder a um novo mercado de trabalho de potencialidades aliciantes, tanto no sector da realização, produção e direcção, como no da prestação de serviços e negócios, incluindo as diversas estruturas da Administração Pública ou da actividade privada.
Justifica-se assim, a necessidade de se fazerem novas opções políticas em matéria de educação nos domínios da formação inicial, que passam pelo empenho da Universidade Lusíada de Lisboa, em dar resposta às necessidades sociais, nos domínios da comunicação multimédia. Esta nova realidade, vai criar um sem número de oportunidades para as novas gerações em busca dum espaço de afirmação pessoal e profissional nomeadamente nas múltiplas áreas artísticas ligadas à rádio, ao cinema, ao teatro, à televisão, à publicidade e marketing, bem como à comunicação e ao multimédia em geral.