ObjectivosA necessidade de criação de uma Licenciatura em Desenvolvimento Comunitário advém das múltiplas necessidades criadas pelo trabalho de intervenção comunitária com diversos grupos sociais.
TitulaçãoMestrado em Desnvolvimento Comunitário
ConteúdoLicenciatura em Desenvolvimento Comunitário
Apresentação do Curso
A licenciatura em Desenvolvimento Comunitário do ISPA, Instituto Universitário de Psicologia Aplicada, pretende dotar os estudantes de um conjunto de conhecimentos e competências para a concepção, implementação e avaliação de acções e estratégias de intervenção no âmbito de Desenvolvimento Comunitário. No decurso da formação os estudantes adquirem conhecimentos nas áreas básicas das Ciências Sociais e do Desenvolvimento Comunitário contactando com as principais teorias e métodos destas disciplinas. Obtêm igualmente formação em áreas científicas afins, indispensáveis a uma compreensão global e integrada das formas de investigação e intervenção em contextos comunitários, privilegiando grupos e comunidades em situação de vulnerabilidade acrescida.
Objectivos do Curso
O 1º Ciclo em Desenvolvimento Comunitário tem como objectivo primordial proporcionar aos estudantes conhecimentos nas áreas básicas das ciências sociais e humanas em ligação com a intervenção e investigação junto da comunidade.
Procura-se assegurar uma formação científica e um perfil profissional especializado na concepção, implementação e avaliação de programas preventivos e de intervenção em contextos comunitários com problemáticas associadas à pobreza, ao abuso de substâncias, à violência interpessoal, à integração comunitária de grupos étnicos ou outros em situação de vulnerabilidade acrescida decorrente da deficiência, doença mental, orientação sexual ou outras formas de exclusão.
O curriculum em Desenvolvimento Comunitário permite a articulação entre os vários domínios teórico-práticos associados ao desenvolvimento regional e local, urbano e rural, privilegiando o envolvimento dos vários agentes nos percursos de desenvolvimento como as autarquias, as organizações não-governamentais e outros organismos nacionais e internacionais bem como plataformas ou redes de base comunitária formais ou informais.