Plano de Estudos - Semestre 1,2
Atelier-Oficina ATP175 HCS18 ECTS
Objectivos específicos:
* Identificar as possibilidades artísticas e tecnológicas dos processo de impressão;
* Explorar as linguagens plásticas próprias das tecnologias de impressão;
* Trabalhar num ambiente de atelier/oficina, desenvolvendo uma investigação suportada num corpo de trabalho coerente e numa responsabilização das estratégias metodológicas escolhidas;
* Trabalhar os meios de impressão como instrumento, como meio ou como fim, nas suas qualidades reflexivas, expressivas e comunicantes e nas suas especificidades como veículo singular;
* Desenvolver a ideia do carácter projectual do Desenho e das Técnicas de Impressão nas suas possíveis vertentes;
* Desenvolver o discurso crítico e reflexivo do trabalho proposto e produzido po meio do debate com os docentes, tutores e colegas.
Imagem Digital e Fotografia STP54 HCS6 ECTS
Objectivos específicos:
* Compreender as rupturas e continuidades processuais, metodológicas e conceptuais, decorrentes da introdução dos novos meios digitais na prática do desenho, dos meios de criação e manipulação de imagens;
* Introduzir na prática das ferramentas e programas de desenho e de tratamento de imagem;
* Introduzir na prática de utilização dos processos digitais de preparação das películas litográficas e da pré-impressão.
Teoria e História das Técnicas de Impressão SS54 HCS6 ECTS
Objectivos específicos:
* Problematizar os diversos conceitos e actuações artísticas decorrentes dos diversos processos de impressão;
* Fornecer uma abordagem da história das Técnicas de Impressão, nomeadamente dos momentos de ruptura tecnológica;
Conteúdos:
* Do artesanal ao mecânico;
* A fotografia;
* O digital;
* Da história da Gravura, da Litografia e da Serigrafia;
* Teorias e Conceitos transversais à história das técnicas de impressão;
* As técnicas de impressão no contemporâneo.
Meios e Técnicas do Desenho STP27 HCS3 ECTS
Pretende-se com esta unidade curricular criar um espaço de reflexão que se irá debruçar sobre variados tipos de ferramentas inerentes à produção de actos de desenho.
Por um lado, um olhar centrado nos próprios instrumentos e técnicas utilizados na produção de desenhos; por outro, uma reflexão sobre os meios através dos quais mediamos a nossa percepção do mundo e como afectam não só o imaginário, mas também o modo de representação.
Campos e Funções do Desenho SS27 HCS3 ECTS
Pretende-se com este seminário encontrar plataformas de discussão sobre o desenho como modalidade funcional, que descreva as diferentes aplicações do mecanismo desenho a conjuntos heterogéneos de manifestações visuais e campos de intervenção.
Estas plataformas consistem na identificação e análise dos componentes estruturais, cognitivos e comunicativos do desenho associados a determinados valores de uso, seja no campo da meta-linguagem – como retrocesso crítico sobre as condições da sua própria produção – seja na intraligação com outros aspectos da actividade humana (o sistema da moda, da arqueologia, da investigação e divulgação científica, da prática terapêutica, do exame psicológico).
Percepção e Representação SS27 HCS3 ECTS
Aprofundar conhecimentos sobre os fundamentos perceptivos do sistema visual como base operativa do desenho.
Desenvolver uma reflexão crítica sobre o desenho como modelo de interpretação/construção do real, reequacionando o conceito de representação a partir de uma fenomenologia da percepção e da relação com outros meios de produção e difusão da imagem.
Criatividade e Retórica SS27 HCS3 ECTS
Potenciar a aquisição de conhecimentos, cada vez mais explícitos, dos modos de produção da significação nas artes plásticas em geral e no desenho em particular.
A partir dos campos da semiótica experimental e da heurística, situar-se-á esse conhecimento na realização e análise de trabalhos de investigação experimental, incidindo não tanto na questão "o que significa", mas "como significa" o desenho no plano da imagem.
Procura-se contextualizar a Retórica como metodologia de análise semântica nas práticas contemporâneas do desenho, através de mecanismos como a ironia, a alegoria, a metáfora ou a elipse.
Estudo sistemático da produção de enunciados desviantes na prática do desenho.
Desenho e Performatividade SS27 HCS3 ECTS
Aproximação à prática do desenho a partir do conceito de acto performativo, entendido em dois aspectos:
1. exploração das potencialidades expressivas e operativas dos fenómenos de redireccionamento de certos actos culturalmente radicados em actividades humanas específicas para os meios gráficos;
2. na tendência em marcar as estruturas temporais imanentes aos processos do desenho.
Desenvolver ferramentas analíticas que permitam sequenciar mecanismos criativos motivados pelo uso do acto performativo como unidade mínima das linguagens gráficas.
Aprofundar as interligações entre o desenho e a prática performativa, quer ao nível da sua convergência histórica, quer ao nível da concepção e projecto de uma acção.
Desenho e Narratividade SS27 HCS3 ECTS
Aproximação ao desenho a partir da função narrativa. Proporcionar instrumentos de análise que permitam a compreensão da estrutura narrativa no geral, e no desenho em particular.
Explorar as possibilidades de articulação entre imagem e narração, mimésis e relato.
Metodologia STP27 HCS3 ECTS
Desenvolver aspectos metodológicos para a realização de um trabalho de investigação na área das Artes Plásticas.
Levar a cabo uma reflexão sobre a prática experimental, contextualizando-a e analisando-a a partir do confronto com uma proposta prévia.
Optativas de outros Mestrados SS9 ECTS
Semestre 3,4