Licenciatura em Engenharia Agro-Pecuária

Solicite informação

Licenciatura em Engenharia Agro-Pecuária

  • Objectivos O curso de licenciatura em Engenharia Agro-Pecuária é um curso de engenharia de 1º ciclo, (correspondente a 180 ECTS) que se desenvolve em seis semestres lectivos. No 1º ano do curso encontram-se 4 unidades curriculares de base, todas com tipologia anual e uma quinta unidade curricular que apresenta temas introdutórios à formação específica visada pelo 1º Ciclo. Nos 2º e 3º anos do curso predominam as unidades curriculares das áreas da Agricultura e das Ciências veterinárias acrescidas de um conjunto complementar de unidades nos domínios das Ciências empresariais e Ciências sociais e do comportamento referentes à economia, sociologia, gestão empresarial e empreende-dorismo bem como no âmbito da área da Engenharia e técnicas afins relativas à mecanização, topografia, hidráulica e construções rurais. É de realçar, no 2º semestre do 2º ano, a existência de uma unidade curricular que privilegia a participação activa do aluno em tarefas relacionadas com o seu futuro exercício profissional. O último semestre, dedicado ao enquadramento estruturante dos alunos, é constituído por duas unidades curriculares que antecedem a realização de um estágio final de curso em ambiente empresarial, no decorrer do qual tomarão contacto com diferentes tipos de actividades relacionadas com a formação recebida. Pretende-se conjugar uma boa formação de base em ciências e tecnologias com o desenvolvimento de conhecimentos e competências específicas, de modo a que o diplomado se encontre em condições de poder trabalhar nas diversas vertentes do sector agrário, nelas incorporando as relações da agricultura com o ambiente, a indústria, o comércio, os serviços, a alimentação e o desenvolvimento rural. O curso visa o imediato exercício da profissão no domínio das Ciências Agronómicas e Zootécnica. Assenta numa formação sólida em conhecimentos de base e é complementada com formação profissionalizante.
  • Dirigido a SAÍDAS PROFISSIONAIS Empresas • Actividade empresarial; • Execução e gestão técnica da produção; • Planeamento e organização da empresa; Serviços • Apoio à actividade de produção (planeamento, organização, consultoria, extensão e avaliação) • Crédito agrário • Gestão de cooperativas • Integração em projectos de I&D • Ensino e formação profissional agrários • Integração em programas de desenvolvimento Condições de Acesso • Curso completo do Ensino Secundário (12º ano ou equivalente) • Provas específicas: Biologia e Geologia ou Física e Química ou Matemática • Não se exigem pré requisitos
  • Titulação Licenciatura em Engenharia Agro-Pecuária
  • Conteúdo

    O Perfil Geral em Engenharia Alimentar que a ESAC garante ao seu futuro licenciado, com uma formação de 3 anos de aprendizagem, pode ser assim sistematizado:

        É um profissional altamente qualificado e treinado em competências de base e multidisciplinares, de nível superior, dotado de efectiva capacidade de aplicação imediata de conhecimentos, para conceber, encontrar e implementar soluções em ambientes profissionais da sua área de formação.
        Através de uma educação baseada nas aplicações directas, sustentada na valorização teórica e na fundamentação, o formando em Engenharia Alimentar da ESAC reconhece a importância de considerar permanentemente os valores, princípios e fundamentos de engenharia que devem sustentar a sua intervenção em ambiente profissional - parte da formação é efectuada em três instalações fabris, à escala piloto – Hortofrutícolas, Lacticínios e Enologia.
        O formando será preparado para aceitar os desafios, enfrentar e gerir com rigor, em permanência, o seu aperfeiçoamento pessoal de prática profissional, o desenvolvimento e mudanças tecnológicas, sociais e económicas que se antevêem neste século, sopesando, conciliando e equilibrando questões de competitividade empresarial e de sustentabilidade social e ambiental – valorizando a economia do conhecimento da sua intervenção, sem perder de vista questões de responsabilização social e os seus imperativos pessoais de ordem ética.
        Será um profissional adaptado a conviver facilmente e a participar positiva e proactivamente em ambientes sociológica e empresarialmente competitivos.
        Reconhece ainda que a permanente mudança do seu ambiente profissional requer, simultaneamente, e em continuidade, o aperfeiçoamento e actualização  das equipas em que se insere, para lhe assegurar constantemente vantagens competitivas através gestão contínua e sustentável da sua envolvente.
        Através de uma preparação de base consistente e rigorosa, o licenciado em Engenharia Alimentar da ESAC é um profissional habilitado à resolução eficaz das questões pertinentes na sua área de intervenção, mas que define bem os limites de eficácia da sua prática profissional, identificando e recorrendo à cooperação de outros profissionais, com formação perfeitamente adequada, quando em presença de situações anómalas ou atípicas de elevada complexidade.

Solicite informação

Outro curso relacionado com engenharia agrícola