ObjectivosO presente curso pretende formar jovens estudantes numa área de interesse prioritário, quer a nível nacional, quer a nível europeu, quer mesmo a nível mundial. O setor de Energia é hoje uma área cada vez mais importante da nossa economia. Este setor, em Portugal e no Mundo, enfrenta desafios complexos e carece de profissionais devidamente habilitados. São objetivos centrais da Licenciatura em Engenharia da Energia, a promoção do conhecimento nos diferentes tipos de Energias. Permitir aos alunos adquirir capacidades de intervenção em projetos de energias renováveis, de impactos ambientais, nas tecnologias energéticas e da eficiência energética. Desenvolver nos alunos capacidade de análise rigorosa, a par de um espírito crítico, flexível e criativo que contribua para investigar, inovar e ser fator de progresso nas mais variadas atividades e setores da Energia. Desenvolver nos alunos o espírito empreendedor que lhes permita agir como fomentadores e criadores de empresas na área.
Dirigido aComo atividades principais resultantes da sua especialização tecnológica, o Engenheiro da Energia está habilitado para:
- Planear, projetar, configurar, executar e manter sistemas de energias a partir de várias fontes, incluindo renováveis;
- Monitorizar e verificar dos fluxos de energia de uma empresa de comércio, serviços ou indústria e definir e implementar um programa ou estratégia de conservação de energia na organização onde trabalha;
-Identificar onde a energia é consumida, quando é consumida, porque é consumida e quanto custa;
-Incentivar a cultura de gestão de energia, como forma de fazer negócio e responsabilidade social e ambiental.
ConteúdoA eficiência energética e a produção da energia através de fontes renováveis são sectores setores importantes da atividade económica, geradores de valor, de emprego, e factores fatores de inovação e competitividade essenciais ao desenvolvimento sustentável e o combate às alterações climáticas. A Licenciatura em Engenharia da Energia é uma oferta formativa com forte potencial no mercado de trabalho, de elevado potencial de inovação, especialmente útil e adequada para quem desejar iniciar ou prosseguir uma carreira profissional nas áreas de gestão de energia e eficiência energética, energias renováveis e afins, nos diversos sectores setores económicos, incluindo a indústria, o comércio e os serviços e no segmento residencial.