Licenciatura em Engenharia de Redes de Comunicação e Multimédia
ObjectivosO ciclo de estudos conducente ao grau de licenciado em Engenharia de Redes de Comunicação e Multimédia tem como principais áreas de formação: Produção de Conteúdos – Concepção, captura, edição, ferramentas de autoria, interacção homem-máquina. Análise e Organização de Conteúdos – Extracção de metadados, indexação, filtragem, motores de busca. Distribuição de Conteúdos – Codificação, redes de comunicação, arquitecturas computacionais, sistemas distribuídos.
Dirigido aSaídas Profissionais Projecto de redes e serviços multimédia. Instalação, configuração e administração de redes e serviços. Instalação e/ou desenvolvimento de sistemas para videoconferência. Produção de conteúdos multimédia para distribuição pela Internet e/ou DVD. Desenvolvimento de aplicações para suporte ao ensino à distância e ao comércio electrónico. Desenvolvimento de interfaces gráficas interactivas, com áudio, vídeo, animações 3D, etc.. Indústria de entretenimento (jogos) e do audiovisual. Instalação/manutenção/desenvolvimento de aplicações para televisão interactiva. Desenvolvimento de interfaces gráficas para sistemas de informação geográfica. Projecto/instalação/manutenção de bases de dados multimédia para o sector de serviços, tais como turismo, cultura, publicidade, editoras gráficas, museus, etc. Desenvolvimento de aplicações para vigilância, usando imagens de vídeo e SAR.Desenvolvimento de aplicações para controlo de tráfego rodoviário, baseados em tecnologias vídeo (reconhecimento de matrículas, classificação de veículos, estatísticas de tráfego, detecção de infracções). Consultadoria na área das Tecnologias de Informação.
TitulaçãoLicenciatura em Engenharia de
Redes de Comunicação e Multimédia (LERCM)
ConteúdoA convergência entre serviços tradicionalmente suportados pelo sector das telecomunicações (teletexto, telefone, rádio, televisão, vídeo vigilância) e o sector da informática, com base na utilização de suporte comum (digital) para a informação, está a dar origem a novos serviços multimédia (videotelefone, televisão interactiva, DVD, jogos, WebTv, Mobile TV, bibliotecas multimédia) baseados na utilização de diferentes meios de comunicação (media), como texto, fala, música, imagem, animações gráficas, vídeo. Este casamento (por exemplo, entre a televisão e o computador) vem alterar drasticamente a forma como passamos a consumir informação: o consumo passivo de outrora está a ser, gradualmente, substituído por um acesso interactivo à informação.
Por outro lado, assistimos à convergência entre as tecnologias tradicionais das redes de telecomunicações (fixas e móveis) e das redes de computadores (onde a Internet constitui exemplo paradigmático), acompanhada por uma explosão da capacidade (largura de banda) e na facilidade de acesso (mobilidade, universalidade) às redes de comunicação.
Em consequência destas duas convergências (serviços multimédia e redes de comunicação), caminhamos rapidamente para a concretização da Rede Global Multimédia, onde a mobilidade, a interactividade e a ubiquidade no acesso aos conteúdos multimédia será uma realidade – “Digital Media produced anywhere by anyone accessible to anyone anywhere”.