Licenciatura em Engenharia dos Recursos Florestais
ObjectivosO curso em Engenharia dos Recursos Florestais tem por objectivo formar profissionais com capacidade para responder às necessidades polivalentes do desenvolvimento sustentável dos múltiplos recursos florestais, exigidas por uma sociedade actual e moderna. O curso conta com um plano de estudos diversificado que promove e estimula a independência, o pensamento criativo, e proporciona aos formandos uma perspectiva alargada dos espaços e dos recursos florestais, do homem e da sua relação com a sociedade, o território e o ambiente. O plano de estudos aprofunda a cultura profissional e treina a capacidade de argumentação, discutindo assuntos de debate contemporâneo. Estimula as capacidades de trabalho em equipa e a criatividade, em disciplinas integrativas onde aplicam os conhecimentos à resolução de problemas concretos. As disciplinas optativas, definidas anualmente, e o estágio no último ano do plano de estudos conferem acrescida flexibilidade à estrutura curricular do curso, permitindo a sua adaptação às necessidades do mercado e às expectativas dos alunos.
TitulaçãoLicenciatura em Engenharia dos Recursos Florestais
ConteúdoSAÍDAS PROFISSIONAIS
As competências adquiridas durante o curso habilitam os jovens que o concluem para o exercício de actividades na área da gestão dos recursos naturais, com particular ênfase nos recursos florestais e no ordenamento do território.
Uma da características mais marcantes do curso assenta na capacidade conferida aos seus formandos para intervir em processos de gestão florestal sustentável e sua certificação (concepção e operacionalização), da certificação ambiental, e da prevenção de incêndios florestais.
Entre as principais saídas profissionais podem referir-se:
• Gestão Sustentável de Recursos Florestais (projecto, operacionalização, consultoria, ...);
• Certificação da Gestão Florestal Sustentável (instrução do processo, monitorização, consultoria, ...);
• Técnico Superior (Direcção Geral dos Recursos Florestais, Instituto da Conservação da Natureza, Câmaras Municipais, incluindo os respectivos Gabinetes Técnicos Florestais, direcções Regionais de Agricultura, IFADAP, Serviço Nacional de
Bombeiros e de Protecção Civil...
• Engenheiro Florestal em Associações de Produtores Florestais (gestão sustentável de recursos florestais, ...);
• Engenheiro Florestal em profissão liberal (projectista, consultor, na área de gestão de recursos, ...);
• Empresário florestal (prestador de serviços: projecto, operações, exploração, ...);
• Engenheiro Florestal em Empresas Industriais (planeamento, gestão sustentável de recursos florestais, exploração florestal, ...);
• Outras que exijam as competências que caracterizam os licenciados com o perfil do licenciado em Engenharia dos Recursos Florestais da Escola Superior Agrária de Coimbra.
DIPLOMA
Licenciatura em Engenharia dos Recursos Florestais
• Duração: 3 anos