ObjectivosA Licenciatura em Estudos Portugueses e Lusófonos entrou em funcionamento no ano lectivo de 2006-2007. Elaborada no «quadro de Bolonha», pretende dar novas respostas aos desafios das sociedades modernas.
Na fundamentação da proposta apresentada aos órgãos da Universidade do Minho, o Departamento de Estudos Portugueses explicita:
TitulaçãoLicenciatura em Estudos Portugueses e Lusófonos
Conteúdo«A Licenciatura em Estudos Portugueses e Lusófonos defende a valorização de um perfil específico para os licenciados em Humanidades (…), que tenha em conta não apenas a nossa situação na Europa, mas também um posicionamento no mundo por mediação dos espaços de lusofonia. Sem abandonar as matérias de estudo tradicionais abrangidas pelas ciências da literatura e pelas ciências da linguagem, propõe modelos de literacia não circunscritos à língua natural e ao impresso. Num ambiente de empregabilidade nas áreas da cultura e do ensino propõe-se formar licenciados capazes de ensinar e agir adequadamente em contextos permeados pelos novos media e pelos novos comportamentos e linguagens de cultura; e respondendo à diversidade da língua portuguesa no mundo e nos mercados, contempla a possibilidade de uma formação inicial em termos de estudos de primeiro grau em Ensino de Português Língua Estrangeira e Português Língua segunda.»