ObjectivosA licenciatura em Gestão Turística confere competências no que respeita aos saberes teóricos, técnicos e operacionais que permitam uma intervenção pró-ativa no desenvolvimento do sistema turístico, tanto ao nível do planeamento e operacionalização dos territórios, destinos e produtos turísticos, como do funcionamento das estruturas empresariais turísticas.
A licenciatura em Gestão Turística, a partir do 3.º semestre, divide-se nos dois ramos seguintes:
Gestão de Empresas Turísticas, que atribui aos seus diplomados a prática de funções de gestão de empresas e serviços turísticos, como administração e direção de departamentos de planeamento e controlo de gestão, marketing, gestão comercial, gestão de recursos humanos e gestão da qualidade;
Gestão de Destinos e Produtos Turísticos, que habilita os seus graduados no planeamento e desenvolvimento de destinos turísticos e na conceção e gestão de produtos turísticos, com prática de funções de coordenação, inovação, marketing, eventos e gestão das atividades turísticas em instituições de âmbito nacional, regional e local.
PracticasOrganização e gestão de eventos em diferentes empresas e instituições; direcção de departamentos comerciais em empreendimentos hoteleiros; direcção de empresas de cruzeiros; cargos de direcção em instituições públicas nacionais, regionais e locais; gestão e operacionalização de produtos turísticos em empresas turísticas: agências de viagens, operadores turísticos, rent-a-car, transportadoras aéreas.
Dirigido aSaídas profissionais:
Organização e gestão de eventos em diferentes empresas e instituições;
Coordenação e gestão estratégica, financeira e operacional em empresas turísticas (agências de viagem, operadores turísticos, rent-a-car, empresas de cruzeiros, transporte aéreo, entre outras);
Planeamento e desenvolvimento de destinos turísticos em instituições nacionais e regionais;
Direção de departamentos comerciais em empreendimentos hoteleiros;
Conceção, inovação, marketing e gestão de produtos turísticos em instituições nacionais, regionais e locais;
Gestão de sistemas de informação, marketing, comunicação e distribuição em empresas turísticas;
Gestão de “Destinations Management Organization”.
ConteúdoGESTÃO TURÍSTICA
Ramos: * Gestão de Empresas Turísticas * Gestão de Destinos e Produtos TurísticosGestão Turística – Gestão Empresas Turísticas
Unidades Curriculares
| Créditos:1.º SEMESTRE
Línguas Estrangeiras I - Inglês 3
Línguas Estrangeira I (Alemão, Espanhol, Francês ou Italiano) 3
Introdução ao Turismo 4
Negócios Turísticos 5
Cultura Portuguesa 4
Tecnologia e Sistemas de Informação I 4
Métodos Quantitativos 5
Seminário de Metodologia 1
2.º SEMESTRE
Línguas Estrangeiras II - Inglês 3
Línguas Estrangeiras II - (continuação da LE do semestre anterior) 3
Direito e Legislação do Turismo 5
Estudos de Mercado 6
Tecnologia e Sistemas de Informação II 4
Economia 4
Sistema Turístico 6
3.º SEMESTRE
Línguas Estrangeiras III - Inglês 3
Línguas Estrangeiras III - (continuação da LE do semestre anterior) 3
Geografia e Mercados Turísticos 5
Inovação e Organização Empresarial 5
Contabilidade Geral 4
Liderança e Cultura Organizacional 5
Gestão de Transportes 4
4.º SEMESTRE
Línguas Estrangeiras IV - Inglês 3
Línguas Estrangeiras IV - (continuação da LE do semestre anterior) 3
Sociologia do Turismo 4
Contabilidade de Gestão 4
Técnicas Financeiras e Fiscalidade 5
Recursos Naturais e Culturais 4
Estágio I 8
5.º SEMESTRE
Itinerários Turísticos 4
Gestão de Recurso Humanos 5
Sistemas de Reservas e Fluxos de Informação 3
Marketing Turístico I 4
Economia do Turismo 3
Gestão do Conhecimento 3
Análise e Gestão Financeira 4
6.º SEMESTRE
Estratégia Empresarial 5
Marketing Turístico II 4
Gestão dos Negócios Turísticos 5
Organização de Eventos 4
Gestão da Qualidade 5
Ética e Responsabilidade Social 3
Estágio II 8
Gestão Turística – Gestão de Destinos e Produtos TurísticosUnidades Curriculares | Créditos1.º SEMESTRE
Línguas Estrangeiras I - Inglês 3
Línguas Esntrangeira I (Alemão, Espanhol, Francês ou Italiano) 3
Introdução ao Turismo 4
Negócios Turísticos 5
Cultura Portuguesa 4
Tecnologia e Sistemas de Informação I 4
Métodos Quantitativos 5
Seminário de Metodologia 1
2.º SEMESTRE
Línguas Estrangeiras II - Inglês 3
Línguas Estrangeiras II - (continuação da LE do semestre anterior) 3
Direito e Legislação do Turismo 5
Estudos de Mercado 6
Tecnologia e Sistemas de Informação II 4
Economia 4
Sistema Turístico 6
3.º SEMESTRE
Línguas Estrangeiras III - Inglês 3
Línguas Estrangeiras III - (continuação da LE do semestre anterior) 3
Geografia do Turismo I 5
Inovação e Organização Empresarial 5
Turismo e Desenvolvimento 4
Planeamento Turístico I 5
Gestão de Transportes 4
4.º SEMESTRE
Línguas Estrangeiras IV - Inglês 3
Línguas Estrangeiras IV - (continuação da LE do semestre anterior) 3
Sistemas de Informação Geográfica 4
Geografia do Turismo II 5
Sociologia do Turismo 4
Recursos Naturais e Culturais 5
Estágio I 8
5.º SEMESTRE
Animação Turística 4
Planeamento Turístico II 5
Itinerários Turísticos 4
Economia do Turismo 3
Marketing Turístico I 4
Gestão do Conhecimento 3
Sistemas de Reservas e Fluxos de Informação 3
6.º SEMESTRE
Turismo e Ambiente 4
Inovação e Desenvolvimento de Produtos Turísticos 6
Gestão de Negócios Turísticos 5
Ética e Responsabilidade Social 3
Marketing Turístico II 4
Organização de Eventos 4
Estágio II 8