ObjectivosO curso de Jornalismo destina-se a preparar profissionais capazes de responder às necessidades de um mercado de trabalho cada vez mais exigente e competitivo. O percurso dos alunos estrutura-se na área das ciências sociais e humanas, com vista a adquirirem as competências culturais e comunicacionais indispensáveis ao exercício da profissão. Em simultâneo, os ateliês de jornalismo - escrito, radiofónico, televisivo e digital - permitirão simular as formas de expressão e as rotinas produtivas adaptadas a cada meio de comunicação
TitulaçãoLicenciatura em Jornalismo.
ConteúdoDisciplinas: Modelos da Comunicação
Fornecer instrumentos conceptuais que permitam ao aluno realizar um trabalho de (auto) reflexão crítica sobre as diferentes concepções da comunicação. Competências: Identificar e compreender a complexidade do objecto "comunicação". Compreender a natureza transdisciplinar das Teorias da Comunicação. Ter um domínio conceptual e capacidade crítica face às diferentes perspectivas dos estudos modernos da comunicação. Ser capaz de diferenciar e articular os diferentes contextos da comunicação humana: intrapessoal, interpessoal, grupal, organizacional/institucional e global. Conhecer e articular diferentes paradigmas comunicacionais, seus contextos, modelos teóricos e metodologias de análise: perspectivas behaviorista e sistémica. Desenvolver um posicionamento crítico e auto-reflexivo face às concepções positivista e pragmática da comunicação.
1º Semestre | Jornalismo
Introdução à especificidade, temáticas e métodos de trabalho antropológicos.
Além do conhecimento dos conceitos básicos desta disciplina, pretende-se que os estudantes apropriem a sua ligação e mobilização com os respectivos cursos.
1º Semestre | Audiovisual e Multimédia
Análise no âmbito da ciência económica e do comportamento dos agentes económicos. Comportamento individual dos consumidores num sistema capitalista; princípios da actividade económica nas economias de mercado. Análise comparativa das diferentes estruturas de mercado e da sua relativa eficiência. Visão geral da macroeconomia: diagrama dos fluxos económicos e diferentes aproximações de índole macro-económica; questões relativas à procura agregada e às políticas económicas. Modelos e diferentes funções dos agentes económicos. Teorias explicativas da inflação e do desemprego.
1º Semestre | Audiovisual e Multimédia
Instrumentos de Comunicação
Operacionalização de conceitos teóricos através da aquisição de competências básicas para a operação de equipamentos de captação e pós-produção audiovisual. Ferramentas base para a realização de projectos de comunicação multimédia.
1º Semestre | Audiovisual e Multimédia
Direito da Comunicação
Conhecimentos genéricos de direito. Princípios de referência e domínios de regulamentação no direito da comunicação.
1º Semestre | Audiovisual e Multimédia
Seminário: Profissões de Comunicação
1º Semestre | Audiovisual e Multimédia