Master em Consultoria e Auditoria de Sistemas de Qualidade e Excelência
ConteúdoMaster em Consultoria e Auditoria de Sistemas de Qualidade e Excelência.
Informação do Máster:
Área:
Qualidade
Destinatários:
Licenciados/Estudantes de Administração e Gestão de Empresas, Direito, Engenharia e Ciências Ambientais que desejem especializar-se no âmbito da Qualidade e Excelência para se habilitarem como Consultores, Auditores e Avaliadores
Responsáveis de Qualidade nas empresas e nas organizações orientadas para a Excelência e RSC
Diretores de áreas que pretendam ter conhecimentos de Qualidade e Excelência para um melhor desempenho do seu trabalho
Modalidade:
Online
Avaliação:
Online / Distância
Duração:
60 ECTS
Requisitos:
Licenciatura ou Experiência Profissional Equivalente
EsteMaster em Consultoria e Auditoria de Sistemas de Qualidade e Excelência permite adquirir competências para:
Ter uma visão completa dos Sistemas de Qualidade e modelos de Excelência.
Conhecer ferramentas úteis para o desenvolvimento de atividades de consultoria e auditoria
Entender o conceito de liderança na perspetiva dos Sistemas de Qualidade e Excelência, aprendendo os aspetos fundamentais que devem guiar a relação do líder com os clientes e com os colaboradores da empresa.
Elaborar um Plano de Comunicação Estratégica, aliado com a Missão e aplicando técnicas de gestão da qualidade e de desenho de processos.
Conhecer as principais funções do Departamento de Recursos Humanos ena organização, assim como o enquadramento legal em que se deve basear.
Gerir de forma eficiente e eficaz os recursos da empresa, no plano económico-financeiro, Ambiental, da inovação e de fornecedores.
Conhecer e aplicar o Sistema de Indicadores de Qualidade como ferramenta de medição, análise e melhoria da organização.
Avaliar corretamente os diferentes Sistemas Integrados de Qualidade
Conhecer, aprender e avaliar os princípios, modelos e implementação das normas ISO 9001, ISO 14001:2004 e OHSAS 18001:2007 no seio da organização
Avaliar corretamente os diferentes Sistemas Integrados de Qualidade
Vantagens IMF:
Dupla titulação com a Universidade Nebrija
Aconselhamento laboral e bolsa de emprego
Tutorias ilimitadas com os professores
Campus Virtual. Progride ao teu ritmo: Metodologia flexível de estudo
Curso de Inglês incluído em todos os Masters
Estágios
Corpo docente de grande prestígio com profissionais reconhecidos e no ativo
Acesso á Biblioteca Virtual
+ 80.000 alunos e 5.000 empresas formadas
1 Delegação em Portugal, 7 Delegações em Espanha e presença Internacional em 6 países
Programa do Máster:
MÓDULO I
Liderança na perspetiva da qualidade e excelência
Introdução á liderança
Avaliação e modelos de liderança
Missão e visão
Gestão dos valores
Envolvimento do líder no sistema da organização
Liderança na relação com os clientes
Liderança na gestão de pessoas
Liderança e inovação
Gestão da mudança
Sistemas de avaliação da liderança
Coaching e liderança
Gestão ética empresarial
MÓDULO II
Definição, implementação e acompanhamento da Estratégia
Introdução á gestão estratégica
Análise do Mercado
O conceito de estratégia hoje: a revolução da internet
Análise e gestão de grupos de interesses externos
Análise e gestão de grupos de interesses internos
Gestão dos objetivos estratégicos
Técnicas de melhoria da qualidade
Outras técnicas de melhoria da qualidade
Técnicas de melhoria de processos e gestão
Introdução ao painel controlo integral
Cumprimento e acompanhamento do painel de controlo integral
Plano de comunicação estratégica
MÓDULO III
Qualidade e Recursos Humanos
Introdução aos recursos humanos
Aspetos legais nos recursos humanos
Estruturas organizacionais. Organigramas
Gestão do posto de trabalho
Gestão da formação interna
Avaliação de desempenho
Gestão por objetivos
Planos de incentivos e de reconhecimento
A motivação dos trabalhadores
A comunicação na empresa
Segurança e saúde no trabalho
Gestão da inovação nos recursos humanos
MÓDULO IV
A Qualidade e a Excelência no estabelecimento de Parcerias e a gestão dos recursos
Introdução á gestão de recursos
Gestão de compras e fornecedores
Gestão de alianças
Gestão económico financeira
Gestão de matérias primas
Gestão da informação
Manutenção e gestão de software
Gestão do meio ambiente
Gestão sustentável da tecnologia
Gestão do conhecimento
A inovação na empresa
Segurança informática e proteção de dados
MÓDULO V
Qualidade e gestão de clientes: a melhoria contínua
Introdução á qualidade dos clientes
Desenho de um mapa de processos
Desenho e desenvolvimento de um produto
Desenho de um serviço
Planos de gestão comercial
Planos de marketing
Gestão da produção
Procedimentos no trabalho
Sistemas de controlo da produção
Medição da produção
Calibração e verificação
Gestão das relações com os clientes
MÓDULO VI
Métodos de medição da melhoria contínua da perceção das partes interessadas
Medição, análise e melhoria
Sistema de indicadores de qualidade
Orientação ao cliente
As necessidades dos clientes
Medição da satisfação do cliente
O inquérito de satisfação
Avaliação da gestão de pessoas
Gestão do ambiente de trabalho
A satisfação no trabalho
Medição do ambiente e da satisfação no trabalho
Gestão do impacto social
Medição do impacto social
MÓDULO VII
Métodos de medição na melhoria contínua com os indicadores de produtividade
Introdução á análise de produtividade
Indicadores de produtividade nos clientes
Indicadores de produtividade nas pessoas
Indicadores de produtividade na RSC
Gestão das relações causa-efeito
Bases do benchmarking
Metodologia de benchmarking
Medição da eficácia dos processos
Medição da eficiência dos processos
Economia e eficácia
Economia e eficiência
Fiabilidade e análise estatística
MÓDULO VIII
Desenvolvimento da consultoria de qualidade e excelência na RSC
Introdução á responsabilidade social corporativa (RSC)
Implementação de um sistema de gestão de RSC
Benefícios da RSC
A RSC em Espanha
Modelo de gestão GRI 4.0
Modelo de Gestão Pacto Mundial
Matriz de materialidade
Economia e RSC
Pessoas e RSC
Sociedade e RSC
Liderança socialmente responsável
Marketing socialmente responsável
MÓDULO IX
Conceitos básicos da Auditoria de Sistemas de Gestão e Avaliação das organizações
Introdução ao conceito de auditoria interna
Desenvolvimento de uma auditoria interna
Planeamento das auditorias internas
Competências de uma equipa de auditores
Fecho e sucesso da auditoria interna
O processo de certificação
O processo de evolução da certificação de Excelência EFQM
Introduxção ao conceito de autoavaliação e avaliação EFQM.
Planeamento e fases de uma autoavaliação
Competências da equipa de avaliação interna e externa
Formação Básica Avaliador EFQM. Oficial CEG I
Formação Básica Avaliador EFQM. Oficial CEG II
* As duas últimas unidades deste módulo incluem o Curso de “Formação Básica de Avaliador EFQM”
MÓDULO X
Gestão Integrada de Sistemas de Qualidade
Introdução aos Sistemas integrados de gestão
Estratégias de integração
ISO 9001
ISO 14001:2004
OHSAS 18001:2007
O modelo de excelência EFQM
Modelo de Gestão da Marca Madrid Excelente
Dupla integração de sistemas ISO-ISO/ ISO-OHSAS
Tripla integração de sistemas
Relações entre sistemas de qualidade ISO e EFQM
Integração de sistemas EFQM e Madrid Excelente
Gestão da qualidade e a marca CE
MÓDULO XI
Curso de Inglês
Metodologia:
O IMF oferece uma metodologia flexível adaptada ás tuas necessidades, seja qual for a localização geográfica ou disponibilidade de tempo.
Metodologia online: Todos os conteúdos estarão á disposição no campus virtual as 24 horas por dia, os 7 dias da semana.
Todos os conteúdos estão permanentemente atualizados com grande rigor técnico, são de fácil compreensão e têm uma clara vocação prática.
Debates e grupos de discussão através de foruns e chats
Testes de autoavaliação
Leituras, estudo de casos e documentação
Aulas em direto
Tutores:
Este Master foi desenhado por um comité de peritos, composto por profissionais no ativo de empresas líderes em Consultoria e Auditoria da Qualidade. A sua experiência garante a idoneidade das matérias e as competências adquiridas, com a finalidade da integração no mundo do trabalho ou de evolução na carreira profissional.
Esta equipa de peritos, para além de participar no comité de desenho de programas formativos, colabora também na tutorização deste curso.
Avaliação:
Avaliação contínua á medida que se avança no estudo do Máster. Cada módulo é avaliado através da combinação de um exame online e do desenvolvimento de casos práticos.
A obtenção dos títulos de Máster de IMF e Máster pela Universidade Nebrija, estará sujeita á aprovação nas provas de cada módulo e á elaboração de um trabalho final.
Titulo:
Todos os alunos aprovados neste Master obterão os seguintes títulos:
Máster pela Universidade Nebrija
Máster pelo IMF Business School
Diploma Oficial de Acreditação como Avaliador Básico de EFQM
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