Master em Indústria Farmacêutica e Parafarmacêutica.
Centro: CESIF - Centro de Estudos Superiores da Indústria Farmacêutica
Método: Presencial
Lugar: Lisboa - Cidade - Portugal
Tipo: Mestrado
Preço: Consultar Preço
Conteúdo:
O programa aborda de forma exaustiva os conteúdos de especialização em posições altamente qualificadas e com forte procura por parte da indústria Farmacêutica, Biotecnológica e de Produtos Sanitários. Entre elas.
- ÁREA INDUSTRIAL: Planificação, Produção, Controlo e Garantia de Qualidade, Validações.
- ÁREA REGULADORA: Registos, Relações com as Autoridades e Direção Técnica.
- I&D: Ensaios Clínicos, Desenvolvimento Galénico e Analítico, etc.
- DEPARTAMENTOS CIENTÍFICOS: Farmacovigilância, Especialistas de Produto, Documentação Científica.
- Licenças, Propriedade Industrial, Desenolvimento de Negócio, etc.
A Quem se Dirige .
O Master em Indústria Farmacêutica e Parafarmacêutica é dirigido a pessoas
com formação superior na área das Ciências da Saúde e Afins (Farmácia,
Química, Biologia, etc.) ou a alunos a terminar a sua licenciatura, assim como profissionais recentemente incorporados na Indústria Farmacêutica interessados em adquirir uma especialização que lhes permita implementar a sua atividade profissional no referido setor.
Objetivos e Orientação .
A normativa europeia em relação aos aspetos sanitários obriga as empresas farmacêuticas a estarem sujeitas a rigorosos controlos por parte das autoridades competentes em todas as suas áreas de atividade (Investigação, Desenvolvimento, Registo, Fabricação e Comercialização de especialidades farmacêuticas e produtos sanitários).
Por isso mesmo, o processo de acesso ao mercado de uma inovação terapêutica requer, por parte da indústria, um perfeito conhecimento da estrutura e política de saúde do País.
Nesta conjuntura cada vez mais exigente e complexa, as empresas do setor da saúde necessitam de profissionais altamente qualificados e com uma sólida formação global, capazes de se integrarem nas diferentes áreas de atividade e contribuir para atingir os seus objetivos de qualidade e excelência operacional.
As oportunidades de trabalho que a Indústria Farmacêutica oferece às pessoas com formação superior na área das Ciências são numerosas: funções na área Industrial (Planificação, Produção, Controlo e Garantia da Qualidade, Validações, Direção Técnica, etc.), na área Regulamentar (Registos e Relações com as Administrações), no Desenvolvimento de Produtos (Investigação Clínica, Desenvolvimento Galénico e Analítico, etc.), assim como em outras áreas empresariais (Departamentos Científicos, Farmacovigilância, Market Access, Medical-Marketing, Licenças e Desenvolvimento de Negócios, etc.).
O Mestrado em Indústria Farmacêutica e Parafarmacêutica contempla todas estas saídas laborais, e aborda de forma exaustiva ao longo do seu programa os conteúdos necessários para obter uma formação dirigida a um desenvolvimento profissional com êxito, dentro das funções descritas.
O CESIF define com este programa um duplo objetivo :
- Por um lado, manter o máximo grau de qualidade, rigor e atualização, tanto em conteúdos como em metodologia, de forma a que possa continuar a contar com o reconhecimento maioritário da indústria como um Master de referência no sector.
- Por outro lado, conseguir uma rápida incorporação e desenvolvimento profissional dos nossos alunos, alcançando posições de relevância nas diferentes empresas farmacêuticas, biotecnológicas e de produtos de saúde
Programa :
1. ORIENTAÇÃO PARA A QUALIDADE NA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA .
O sector da Indústria Farmacêutica, assim como as empresas de produtos sanitários, tėm de aplicar padrões mais rigorosos nos procedimentos para garantir a qualidade dos seus produtos. As GMPs, de cumprimento obrigatório, definem as bases da política de qualidade a aplicar na produção de medicamentos e as autoridades sanitárias asseguram, através do sistema de inspeção farmacêutica, a sua correta aplicação.
O Master em Indústria Farmacêutica e Parafarmacéutica dedica uma atenção especial a estas matérias para formar os futuros profissionais implicados na garantia de qualidade de produtos farmacêuticos e afins. No seu programa, abordam-se em profundidade as seguintes áreas:
- Normas de Boas Práticas de Fabrico e Controlo de Medicamentos (Good Manufacturing Practices).
- Normas de Boas Práticas de Laboratório (Good Laboratory Practices).
- Sistema de Qualidade.
- Auditorias de Qualidade.
- Excelência Operacional e Melhoria Contínua.
2. ENQUADRAMENTO REGULAMENTAR NA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA .
As diferentes atividades da Indústria Farmacêutica (investigação e desenvolvimento, registo e comercialização de medicamentos) estão fortemente reguladas.
O procedimento de registo de um fármaco, prévio à sua autorização de introdução no mercado, é um processo longo, complexo e vital para a empresa, pelo que os profissionais implicados nestas funções têm de adquirir uma sólida formação na matéria regulamentar e conhecer em detalhe a normativa que enquadra o sector. Neste Master os participantes poderão especializar-se em matérias como:
- Relações Oficiais com a Administração.
- Registo de Produtos Farmacêuticos.
- Registo de Produtos de Saúde.
- Legislação aplicável à Indústria Farmacêutica e Parafarmacêutica.
- Farmacovigilância.
3. PRODUÇÃO E CONTROLO DE ESPECIALIDADES FARMACÊUTICAS .
O Master permite conhecer em profundidade os diferentes processos de fabrico de cada uma das formas farmacêuticas, assim como os equipamentos e maquinaria necessária para a sua produção industrial.
Além disso, e conforme as boas práticas de fabrico, os alunos do Master
deverão conhecer e dominar a metodologia de validação dos referidos processos, de qualificação dos equipamentos correspondentes, de controle de processos e de validação dos métodos analíticos, incluindo-se no programa os seguintes conteúdos:
- Maquinaria e Equipamento: Validação/Qualificação.
- Validação de processos de Fabricação de Produtos Farmacêuticos.
- Validação de Métodos de Limpeza de Maquinaria e Equipamentos.
- Planificação da Produção.
- Validação da Produção.
- Validação de Métodos Analíticos.
- Garantia de Qualidade.
4. A INOVAÇÃO NA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA E AFINS (I+D) .
O objetivo deste módulo é proporcionar aos alunos um sólido conhecimento de todo o processo de desenvolvimento de novos produtos farmacêuticos, desde a gestão e planificação dos projetos de investigação, passando pelas diferentes fases do desenvolvimento clínico, os diferentes atores implicados nestas fases, assim como as diferentes estratégias para abordar o desenvolvimento de novos produtos.
Para além disso, permitirá aos participantes especializarem-se numa campo com atrativas oportunidades atrativas de desenvolvimento profissional (Monitorização de Ensaios Clínicos, Medical Marketing, Documentação Científica, etc.). No mestrado serão abordados conteúdos relacionados com:
- Gestão de Projetos I+D.
- Investigação Pré-clínica. Desenvolvimento Galenico e Analítico.
- Boas Práticas Clínicas.
- Investigação Clínica: Monitorização de Ensaios Clínicos.
- Biotecnologia.
5. RELAÇÕES INSTITUCIONAIS E MARKET ACCESS .
No atual contexto económico aumentou a preocupação pelos gastos em medicamentos por parte das autoridades de saúde, criando critérios de custo-efetividade na avaliação de novos medicamentos, assim como, novas medidas no sistema de preços e financiamento público.
O Master permitirá aos participantes a especialização nestas matérias, incluindo as seguintes áreas:
- Organismos e Instituições de Saúde.
- Market Access de Novos Medicamentos.
- Farmacoeconomia.
- Preço e Financiamento.
6. DESENVOLVIMENTO PESSOAL E DE NEGÓCIO .
O êxito profissional nas diferentes orientações do Master baseia-se numa adequada formação a nível técnico juntamente com o desenvolvimento das competências pessoais e um adequado conhecimento da atividade das empresas farmacêuticas.
O programa completa-se com uma série de módulos que ajudarão o aluno no processo de procura e promoção de emprego, na melhoria do seu perfil pessoal e profissional e na aquisição de uma base formativa em matéria de gestão. Durante o decorrer do Master serão ministradas sessões especiais com os seguintes conteúdos:
- Marketing Pessoal. Assessoria para a Carreira Profissional.
- Desenvolvimento de Capacidades de comunicação e Negociação, Trabalho em Equipa, Gestão de Projetos e Planificação, etc.
- Management e Gestão Empresarial.
- Marketing Farmacêutico. Mercado Farmacêutico. Ferramentas de Comunicação e Promoção de Medicamentos. Desenvolvimento de Negócio.
Metodologia .
Duração : 1.531 horas.
A duração do Master compreende o trabalho realizado em sessões presenciais (aulas teóricas, tutorias e conferências) e o trabalho autónomo a realizar pelo aluno no desenvolvimento de trabalhos e da tese final.
O Master en Indústria Farmacêutica e Parafarmacêutica será realizado de Outubro de 2018 a Setembro de 2019.
As aulas serão de segunda a sexta-feira das 18h30 às 21h30. As tutorias para o seguimento dos trabalhos realizar-se nos dias que sejam previamente estipulados (sempre dentro do mesmo horário indicado).
Trabalhos Prácticos .
Entre outros, os alunos realizarão trabalhos práticos sobre Pedido de Autorização de uma Fábrica de Produção Farmacêutica, segundo as GMPs, Desenho e Validação de Instalações e Processos de Fabrico, Elaboração de Dossiers de Registo de Especialidade Farmacêuticas, Auditorias de Qualidade e Inspeção de Laboratórios, Elaboração de Procedimentos Normalizados de
Trabalho, Desenho de programas de Monitorização de Ensaios Clínicos, Implantação de Sistemas de Qualidade, etc.
Visitas a Empresas .
Os alunos do Master em Indústria Farmacêutica e Parafarmacêutica realizarão em datas agendadas no calendário académico, visitas de estudo a empresas e laboratórios do setor Farmacêutico. Estas visitas de estudo poderão obrigar em alguns casos a deslocações maiores, que serão efectuadas pelos meios que o CESIF proporcionar. Os custos de deslocação e alimentação que surjam com estas visitas, estão incluidos no valor da matrícula.
Desenvolvimento Pessoal: Perfil 3.0
A formação de Desenvolvimento Pessoal é transversal a todos os programas
Master do CESIF. Esta formação reúne toda a preparação do aluno no que diz respeito ao aumento da sua competitividade no mercado de trabalho e da sua projeção profissional.
Considera-se ainda essencial que cada aluno disponha de uma assessoria personalizada por parte do Departamento de Carreiras Profissionais e dos tutores especializados pertencentes a cada um dos programas.
Grau Académico .
Os alunos que cumpram os requisitos mínimos de assiduidade (75% das sessões) e aproveitamento (resolução e entrega de todos os casos práticos propostos e realização da tese de mestrado) receberão o correspondente Diploma do Master em Indústria Farmacêutica e e Parafarmacêutica.