ConteúdoMBA - Especialização em Marketing Farmacêutico.
A indústria farmacêutica e as farmácias desenvolvem-se num ambiente complexo e altamente regulado. A investigação de novos fármacos é bastante dispendiosa e carece de disponibilidade de tempo.
Por este motivo, os profissionais de marketing farmacêutico devem estar preparados para enfrentar os desafios com que se deparam no caminho do sucesso das marcas que gerem.
Este MBA com especialização em Marketing Farmacêutico oferece a oportunidade de se formar e desenvolver competências no âmbito da direção de empresas, marketing, branding e comunicação digital, a fim de implementar planos estratégicos para produtos, serviços ou empresas com a melhor estratégia, adaptada a todas as normativas em vigor.
Através desta formação, ficará apto a:
entender a complexidade do ambiente farmacêutico para ser capaz de realizar uma gestão eficiente da farmácia ou do laboratório farmacêutico
aprender a elaborar um plano de marketing on-off, tanto na indústria farmacêutica como nas farmácias e realizar o seguimento do mesmo, definindo objetivos e vigiando o seu comportamento para reorientar as ações do plano se for necessário
adquirir os recursos teóricos e práticos que permitem aos profissionais construir "marcas farmácia" e "marcas produto" sustentáveis, que respondam à procura do mercado e que tenham sucesso ao longo do tempo.
Informação do Programa:
Área: Gestão de Empresas
Modalidade: E-Learning
Avaliação: Online
Duração: 60 ECTS
Requisitos de Acesso:
Licenciatura ou experiência profissional equivalente
Destinatários:
Este Master está dirigido à indústria farmacêutica, pretendendo que o aluno seja capaz de implementar uma estratégica de Direção de êxito, assim como capacitá-lo para que possa avaliar a idoneidade de uma estratégia comercial, analisando o plano de marketing em que se baseia, garantindo assim os resultados desejados para a sua empresa.
Licenciados que desejem especializar-se no campo do Marketing Farmacêutico, especialmente recomendado para Licenciados em Farmácia, Química, Medicina, Biologia e Veterinária
Farmacêuticos interessados em aprender a elaborar e implementar um plano tático e estratégico de marketing na sua Farmácia
Pessoas que trabalhem em empresas ligadas ao setor da Indústria Farmacêutica
Qualquer profissional de Farmácia ou Laboratório Farmacêutico que procurem especializar-se nas áreas comercial e de marketing
Programa.
MÓDULO I
Estrutura Organizacional e Direção Estratégica da Empresa
Princípios e fundamentos da direção estratégica
Análise da concorrência
Fundamentos da formulação de estratégias
Implementação da estratégia
Estratégia e gestão da mudança
Tipos de sociedades
MÓDULO II
Enquadramento Económico
Fundamentos de economia e empresa
Empresa e demonstrações financeiras
Fundamentos de contabilidade financeira
MÓDULO III
Gestão Financeira
O papel da gestão financeira
Contabilidade de gestão
Análise de investimentos
Formas de financiamento
MÓDULO IV
Marketing e Gestão Comercial
Conceitos e políticas de marketing
Estudos de mercado
Previsão de vendas
Plano de ação comercial
Abordagem ao mundo do marketing
Elaboração do plano de meios digitais
Análise de concorrência de marketing digital
Canais para projeção de campanhas de marketing
MÓDULO V
O Fator Humano na Organização
Organização empresarial e gestão da mudança
Planeamento estratégico
Política de remuneração e sistemas de incentivos
Painel de controlo para a gestão de pessoas
Gestão do conhecimento resposta ao multiculturalismo
Gestão do comportamento individual e de grupo
MÓDULO VI
Competências Pessoais e de Gestão
Abordagem ás competências de gestão
Implementação das competências de gestão
A liderança. Competência pessoal e de gestão chave
O líder na organização
Inteligência emocional aplicada ao desenvolvimento das competências de gestão
Comunicação interna e externa
MÓDULO VII
O Ambiente Farmacêutico
O mercado farmacêutico
Estrutura de um laboratório farmacêutico
Marketing de acesso
A farmácia
Líderes de opinião clínicos (KOL's)
MÓDULO VIII
Marketing Farmacêutico
Introdução ao marketing farmacêutico
Plano de marketing I. Análise
Branding
Plano de marketing II. Estratégia
Plano de Marketing III. Plano operacional
MÓDULO IX
Marketing Relacional e Canais Digitais
Fundamentos de marketing relacional
O mundo digital de hoje
A nova investigação de mercados
A investigação farmacêutica digital. Novas aplicações para novos mercados
Plano de marketing digital
MÓDULO X
Trabalho Final de Master
CURSO
Curso de InglêsBásico, Pré-intermédio, Intermédio ou AvançadoO aluno poderá escolher um dos quatro níveis
Metodología.
O MBA – Especialização em Marketing Farmacêutico oferece uma metodologia totalmente flexível adaptada às suas necessidades, seja qual for a localização geográfica ou disponibilidade de tempo.
Metodologia e-Learning: Todos os conteúdos estarão à disposição no campus virtual universitário 24 horas por dia, os 7 dias da semana, sem qualquer obrigatoriedade de horário pelo que se torna extremamente flexível. Desta forma, torna-se simples conciliar uma vida profissional ativa com uma formação académica de excelência.
Todos os conteúdos estão atualizados com grande rigor técnico, são de fácil compreensão e têm uma clara vocação prática.
O IMF Business School coloca à disposição dos seus alunos:
Tutorias pessoais (chat, telefone, email)
Webinars
Debates e grupos de discussão através de fóruns e chats
Testes de auto avaliação
Estudo de casos e documentação
Possibilidade de aulas em direto
Biblioteca virtual
Avaliação.
Avaliação contínua à medida que se avança no estudo do MBA - Especialização em Marketing Farmacêutico. Cada módulo é avaliado através da combinação de exames online e desenvolvimento de casos práticos.
A obtenção da dupla titulação, Master IMF Business School + Master Universidad Nebrija, está sujeita à superação de todos os módulos e à elaboração de um trabalho final de avaliação.
Título.
Master Universidad Nebrija
Master IMF Business School
Tutores.
O Painel de Tutores do curso é formado essencialmente por profissionais de empresas e do mundo académico, que podem transmitir aos alunos experiências laborais reais e exemplos práticos resultantes da sua experiência na atividade empresarial. Saídas profissionais.
Os alunos que superem o MBA com especialização em Marketing Farmacêutico, poderão trabalhar em:
Farmácias
Empresas ou Agências de Marketing da Indústria Farmacêutica
Agências Publicitárias do Setor da Saúde
Distribuidoras Farmacêuticas
Escolas de Negócios Farmacêuticas
Farmácias Hospitalares
Outro curso relacionado com mba em marketing farmacêutico