MBA - Programa de Estudos Avançados em Gestão para Executivos
ObjectivosO programa de estudos que aqui se apresenta procura combinar os aspectos técnicos e a diversidade de experiências dos seus participantes, com o reforço das suas competências humanas e conceptuais. Uma arquitectura aberta e altamente flexível permite conciliar as pretensões por uma formação de carácter generalista com as mais vincadas necessidades de especialização.
Nestes termos, pretende-se que o programa concebido dê uma resposta eficaz a dois tipos de necessidades fundamentais:
- O reforço das competências específicas, após uma formação de banda larga que caracteriza as actuais licenciaturas, que permita melhorar o posicionamento de entrada no mercado de trabalho;
- O reforço das competências de natureza mais generalista e conceptual, susceptíveis de potenciar o relançamento e consolidação das carreiras profissionais dos seus titulares.
Pretende-se ainda que o curso decorra num ambiente dinâmico, mas distendido, propício ao trabalho de grupo e ao desenvolvimento de um espírito de coesão que aumente a motivação dos participantes e permita maximizar os resultados alcançados. Neste sentido, estão programadas actividades de carácter simultaneamente lúdico e formativo que possam ser um estímulo adicional para a construção de um clima descontraído e enriquecedor.
Dirigido aOs candidatos serão seleccionados tendo em consideração os seguintes elementos:
• Curriculum académico, científico e profissional
• Classificação da licenciatura ou de outros graus já obtidos pelo candidato
• Entrevista
Outras Disposições
• Aos candidatos é recomendado o domínio da língua inglesa, escrita e falada. Em caso algum poderá o aluno admitido invocar tratamento escolar especial pela não observância desta condição.
Numerus Clausus: 40
Duração: 2 Anos
TitulaçãoMestre em Estudos Avançados em Gestão para Executivos
Conteúdo
Estrutura curricular
Disciplinas de acesso:
- Contabilidade Financeira
- Economia
Especialização em Estratégia e Comportamento Organizacional
- Direcção Estratégica
- Organização de Empresas
- Estratégia e Competitividade Internacional
Especialização em Finanças Empresariais:
- Fiscalidade
- Auditoria
- Investimentos
- Investimentos e Mercados Financeiros
- Governo de Empresa e Relato Financeiro
- Política de Dividendos, Fusões e Aquisições
Especialização em Gestão de Operações:
- Simulação de Processos Produtivos
- Gestão Estratégica de Recursos Produtivos
- Gestão da Produção
- Investigação Operacional
- Gestão pela Qualidade Total
Especialização em Marketing:
- Marketing Decision Making and Futurecast
- Marketing Relacional
- Pesquisa de Mercados
- Sistemas de Informação Geográfica
Outras Opções:
- Direito da Concorrência
- História do Design
- Liderança e Motivação
- Simulação de Gestão Estratégica
- Sistemas de Informação Geográfica
Ciclo de grandes seminários
- Marketing Directo
- Fiscalidade Internacional
- Comunicação Pessoal
- Logística
- Inteligência Emocional
- Brand Marketing
- Para além das cadeiras obrigatórias, os participantes deverão escolher um mínimo de cinco cadeiras de opção.
- Os participantes poderão frequentar o número de disciplinas que desejarem, sem qualquer encargo adicional, podendo escolher, no final de cada trimestre, aquelas em que desejam ser avaliados.