Master em Neuropsicologia, Inteligências Múltiplas e Mindfulness
ConteúdoMaster em Neuropsicologia, Inteligências Múltiplas e Mindfulnes.
Este Master em Neuropsicologia permite adquirir competências para:
Ter bases sólidas sobre a Neurociência, a Neuro Pedagogia, as Inteligências Múltiplas e as intervenções sócio-educativas
Conhecer as contribuições do Mindfulness, as Inteligências Múltiplas, a Neurociência, a sua base empírica e as diferentes áreas profissionais em que se aplicam
Explorar o interface relacional entre neuro pedagogia, inteligências múltiplas e Mindfulness
Estabelecer estratégias integradas que se baseiam quer no trabalho de investigação quer na transformação das escolas
Aprender a fazer mudanças neuro plásticas sistémicas, onde é necessário um esforço coordenado entre o aluno, o professor, os pais, a escola e a comunidade
Conhecer as inteligências múltiplas e âmbitos de intervenção; benefícios e desafios ao utilizar inteligências múltiplas no âmbito educativo, terapêutico, familiar e comunitário
Realizar um diagnóstico básico pessoal e de grupo, em inteligências múltiplas
Aplicar na prática a matéria apreendida neste Master no relacionamento com os outros
Aprofundar e aperfeiçoar a prática da educação contemplativa
Poderá especializar-se em:
Educação Infantil e de Crianças (até aos 11 anos)
Educação de Jovens e Adultos (a partir dos 12 anos)
Informação do Máster:
Área:
Ciências da Educação
Destinatários:
Professores e Licenciados em Serviço Social
Pedagogos e/ou Trabalhadores da área social que desejem trabalhar em Neuro pedagogia, Neuro plasticidade, Inteligências Múltiplas e Mindfulness.
Psicólogos, Psico-terapeutas ou Terapeutas que desejem desenvolver um trabalho competente no âmbito da empatia, sintonização e mentalidade científica.
Terapeutas que desejem melhorar os seus processos pessoais, explorar novas vias de comunicação com o paciente e a comunidade em que se inserem.
Pessoas sensíveis e desejosas de adquirir competências em empatia humana, com capacidade para trabalhar com as suas imagens internas desde a perspectiva da Neurociência.
Modalidade:
Online
Avaliação:
Online / Distância
Duração:
60 ECTS
Requisitos:
Licenciatura ou Experiência Profissional Equivalente
Vantagens do IMF:
Dupla titulação com a Universidade Nebrija
Aconselhamento laboral e bolsa de emprego
Tutorias ilimitadas com os professores
Campus Virtual. Progride ao teu ritmo: Metodologia flexível de estudo
Curso de Inglês incluído em todos os Masters
Estágios
Corpo docente de grande prestígio com profissionais reconhecidos e no ativo
Acesso á Biblioteca Virtual
+ 80.000 alunos e 5.000 empresas formadas
1 Delegação em Portugal, 7 Delegações em Espanha e presença Internacional em 6 países
Programa do Máster:
MÓDULO I
Neurociência: explorando a mente e a educação
Neurociência
Neurociência na Educação: Neuropedagogia
Neurónios Espelho
Neurogenética na Educação
Neurobiologia da Compaixão e Altruísmo
Medindo a Neurociência na aula
Neurodiversidade: mente, arte e cérebro
MÓDULO II
Estratégias chave para a inovação na Neuroeducação: inteligências múltiplas em jovens e adultos/ na educação infantil e crianças até 11 anos
Como ensinar Neurociência
Estilos de aprendizagem interdisciplinar
A aprendizagem social e emocional na aula
Desenvolvimento interior de quem ensina
Integração das novas tecnologias na Neurociência
Casos práticos
Inteligência: como medir as capacidades cognitivas
Neuroplasticidade: o papel da embalagem
Desenvolver as IM em crianças até aos 11 anos/ IM em jovens e adultos (dependendo da especialidade)
MÓDULO III
Estratégias chave para a inovação na Neuroeducação: inteligências múltiplas em jovens e adultos / em educação infantil e crianças até aos 11 anos
Howard Gardner e a Teoria das Inteligências Múltiplas (IM)
Princípios da Teoria das IM
Descrição das oito inteligências e suas competências
As inteligências múltiplas na aula
Avaliação das IM
IM: da teoria á prática
O que é que faz uma Escola Inteligente?
Casos práticos
MÓDULO IV
Construindo um projeto de inteligências múltiplas (IM) para jovens e adultos / em educação infantil e crianças até aos 11 anos
Preparando a aula
Casos práticos de aulas IM
Análise do curriculum integrativo IM
Criando projetos IM na escola
Controladores audiovisuais e observação
Identificando pontos fortes e fracos do IM
Casos práticos de aulas IM
Iniciando um projeto de IM
Projeto final
MÓDULO V
Ferramentas pedagógicas das inteligências múltiplas para jovens e adultos /em educação infantil e crianças até 11 anos (I parte)
O porquê das ferramentas pedagógicas
Técnicas de movimento: dança
Técnicas de movimento: performance e teatro
Técnicas visuais: fotografia
Técnicas audiovisuais: vídeo
Técnicas fílmicas: cinema
MÓDULO VI
Ferramentas pedagógicas das inteligências múltiplas para jovens e adultos /em educação infantil e crianças até 11 anos ( II parte)
Técnicas naturalistas: ecologia, ciência, cosmos
Técnicas Intrapessoais: Meios de comunicação e redes
Técnicas interpessoais: escultura, origami
Técnicas musicais: instrumentos e sons
Técnicas plásticas: desenho e pintura
Construindo um projeto com inteligências e técnicas
MÓDULO VII
Mindfulness para jovens e adultos /em educação infantil e crianças até 11 anos
Teoria das intervenções pedagógicas baseadas em mindfulness
Teoria de Mindfulness Based Cognitive Therapy
Mindfulness na aula: da Teoria á Prática
Implicações do mindfulness na Aula
Inicio do Projeto Mindfulness
MÓDULO VIII
Felicidade como produto interno bruto na educação
A felicidade como produto interno bruto na educação
Construindo uma escola inteligente
Ensinando a compreender
A liderança para a compreensão
MÓDULO IX
Estágio
MÓDULO X
Curso de Inglês
Metodologia:
O IMF oferece uma metodologia flexível adaptada ás tuas necessidades, seja qual for a localização geográfica ou disponibilidade de tempo. Este master pode ser realizado:
Metodologia online: Todos os conteúdos estarão á disposição no campus virtual as 24 horas por dia, os 7 dias da semana.
Todos os conteúdos estão permanentemente atualizados com grande rigor técnico, são de fácil compreensão e têm uma clara vocação prática.
O IMF coloca á disposição dos seus alunos:
Tutorias pessoais (via foruns, chat, telefone, email)
Webinars
Debates e grupos de discussão através de foruns e chats
Testes de auto-avaliação
Leituras, estudo de casos e documentação
Aulas em direto
Tutores:
Este master foi estruturado, elaborado e compilado por Koncha Pinós-Pey. A sua elaboração teve como base a metodologia, exercícios, leituras e estrutura da Universidade de Harvard, Standford e Toronto. Todos os materiais refletem o pensamento mais contemporâneo da neurociência (com autores como Antonio Damásio, Paul Eckman, Daniel Seagal, Richard Davidsson…) em inteligências múltiplas (Howard Gardner, Perkins, Della Chiesa, Delannoy) e em mindfulness (Paul Guilbert, Diddona, Salzberg, Hayes…). Possui pois uma elevada credibilidade, tanto pelos seus conteúdos como pelos especialistas, metodologia, exercícios, leituras e casos.
Avaliação:
Avaliação contínua á medida que se avança no estudo do Máster. Cada módulo é avaliado através da combinação de um exame online e do desenvolvimento de casos práticos.
A obtenção dos títulos de Máster de IMF e Máster pela Universidade Nebrija, estará sujeita á aprovação nas provas de cada módulo e á elaboração de um trabalho final.