Curso de Especialização em Marketing

Solicite informação

Curso de Especialização em Marketing

  • Conteúdo

    Inscrições Abertas

    1.Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal

    Em qualquer parte em formato e-Learning


    2. Destinatários

    Habilitações mínimas:Licenciatura.
    Licenciados em Marketing, Gestão, Publicidade, Relações-Públicas, Gestão de Recursos Humanos e outras áreas de formação superior, que pretendam adquirir conhecimentos em Marketing. Profissionais técnicos superiores que actuam ou queiram ingressar nas áreas comerciais, comunicação e marketing, titulares do grau de licenciado ou equivalente legal, ou superior.



    3. Objetivo Geral

    No final deste curso, os formandos deverão adquirir capacidades especializadas e ferramentas de Marketing, que lhes permitam ficar habilitados a atuar ou ingressar nas áreas comerciais, de comunicação e marketing.


    4. Objetivos Específicos

    - Abordar de modo aprofundado, as principais questões inerentes à prática de funções de na área do marketing;

    - Proporcionar aos participantes condições de atualização, enriquecimento e aprofundamento de conhecimentos teóricos e práticos capazes de ampliar a sua compreensão e capacidade de intervenção em equipas de multidisciplinares da área do Marketing;

    - Proporcionar aos participantes conhecimentos que viabilizem a ampliação da sua inserção no mercado de trabalho;

    - Desenvolver aptidões e conhecimento aprofundado em diferentes áreas de marketing que permitam a conceção e implementação de estratégias, planos e soluções inovadoras para as diversas áreas de atividade;

    - Compreender os aspetos práticos mais relevantes para a elaboração e implementação de planos de marketing bem sucedidos;

    - Elaborar planos de marketing, com base na inovação, conhecimento sobre o consumidor e as tecnologias com o intuito de promover a marca do cliente;

    - Planear, propor estratégias, definir, executar e gerir as táticas de Marketing medindo e avaliando a sua eficácia no contexto organizacional;

    - Estruturar soluções criativas e tecnológicas, sendo agente propulsor da procura de tendências e de inovação para o negócio, propondo soluções de marketing;

    - Interpretar e discutir bibliografia científica relevante para a área do Curso de Especialização em Marketing.

    5. Plano Curricular

    Módulo 1 - Marketing Empresarial: Estratégica e Ferramentas

    • Definição de Marketing e sua Evolução
    • Conceitos Centrais de Marketing
    • Processo de Marketing
    • Planeamento Estratégico Empresarial – Definição do papel do Marketing
    • Estratégias de marketing
    • Marketing Mix

    Módulo 2- Estratégica e Ferramentas de Comunicação em Marketing
    • Definição De Comunicação
    • Comunicação de Marketing
    • Composto de Marketing
    • Comunicação Integrada de Marketing

    Módulo 3 - Comunicação e Imagem
    • Definição De Comunicação
    • Publicidade
    • Marketing Direto
    • Relações Públicas

    Módulo 4 - Marketing de Conteúdos
    • Marketing de conteúdos: conceito e regras
    • Blogging, videoblogging e podcasting
    • Wikis e ferramentas de colaboração
    • Publicações digitais
    • Utilização de vídeo e fotografia
    • Apps e widgets
    • Conteúdos gerados pelos utilizadores
    • Webminars e conteúdos formativos
    • Cloud computing aplicada ao marketing

    Módulo 5 - Marketing relacional - CRM
    • Princípios da gestão de relações com clientes
    • Permission Marketing
    • Fundamentos de CRM
    • Fundamentos de Business Intelligence
    Módulo 6 - Marketing Digital: Social media, redes sociais, community management, motores de busca
    • O ecossistema dos social media
    • Estratégia de comunicação em social media
    • As plataformas de comunicação em redes sociais
    • Analítica aplicada aos social media
    • Community management
    • Funcionamento dos motores de busca
    • Implementação e explotação de campanhas de SEM
    • Princípios de SEO
    • Analítica web
    • Desenvolvimento de Landing Pages e Testing

    Módulo 7 - Marketing Internacional
    • Objetivos e âmbito do marketing internacional
    • O ambiente internacional
    • O processo de decisão e as opções estratégicas
    • Formas de acesso aos mercados internacionais
    • Implementação do marketing-mix internacional
    Módulo 8 - Métricas de Marketing e ROI
    • Algumas considerações sobre métricas de marketing
    • Métricas gerais da área de marketing
    • Métricas de mercado, de marca e de clientes
    • Métricas de produto e preço
    • Métricas de distribuição e vendas
    • Métricas de comunicação e promoção
    • Métricas de Marketing digital


    Módulo 9 - Como Criar um plano de Marketing
    • Diagnóstico da empresa (externo e interno)
    • Definição de mercado e de negócio
    • Posicionamento e Segmentação
    • Marketing-Mix
    • Orçamentação e controlo do plano de marketing

    Módulo 10 - Projeto Final

    • Elaboração de um projeto, tendo em conta os conteúdos temáticos abordados ao longo das unidades modulares do Curso de Especialização em Marketing.

    6. Certificado

    Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
Solicite informação

Outro curso relacionado com e-learning