Inscrições Abertas
1.Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal
Em qualquer parte em formato e-Learning
2. Destinatários
Habilitações mínimas:Licenciatura.
Licenciados em Marketing, Gestão, Publicidade, Relações-Públicas, Gestão de Recursos Humanos e outras áreas de formação superior, que pretendam adquirir conhecimentos em Marketing. Profissionais técnicos superiores que actuam ou queiram ingressar nas áreas comerciais, comunicação e marketing, titulares do grau de licenciado ou equivalente legal, ou superior.
3. Objetivo Geral
No final deste curso, os formandos deverão adquirir capacidades especializadas e ferramentas de Marketing, que lhes permitam ficar habilitados a atuar ou ingressar nas áreas comerciais, de comunicação e marketing.
4. Objetivos Específicos
- Abordar de modo aprofundado, as principais questões inerentes à prática de funções de na área do marketing;
- Proporcionar aos participantes condições de atualização, enriquecimento e aprofundamento de conhecimentos teóricos e práticos capazes de ampliar a sua compreensão e capacidade de intervenção em equipas de multidisciplinares da área do Marketing;
- Proporcionar aos participantes conhecimentos que viabilizem a ampliação da sua inserção no mercado de trabalho;
- Desenvolver aptidões e conhecimento aprofundado em diferentes áreas de marketing que permitam a conceção e implementação de estratégias, planos e soluções inovadoras para as diversas áreas de atividade;
- Compreender os aspetos práticos mais relevantes para a elaboração e implementação de planos de marketing bem sucedidos;
- Elaborar planos de marketing, com base na inovação, conhecimento sobre o consumidor e as tecnologias com o intuito de promover a marca do cliente;
- Planear, propor estratégias, definir, executar e gerir as táticas de Marketing medindo e avaliando a sua eficácia no contexto organizacional;
- Estruturar soluções criativas e tecnológicas, sendo agente propulsor da procura de tendências e de inovação para o negócio, propondo soluções de marketing;
- Interpretar e discutir bibliografia científica relevante para a área do Curso de Especialização em Marketing.
5. Plano Curricular
Módulo 1 - Marketing Empresarial: Estratégica e Ferramentas
- Definição de Marketing e sua Evolução
- Conceitos Centrais de Marketing
- Processo de Marketing
- Planeamento Estratégico Empresarial – Definição do papel do Marketing
- Estratégias de marketing
- Marketing Mix
Módulo 2- Estratégica e Ferramentas de Comunicação em Marketing
- Definição De Comunicação
- Comunicação de Marketing
- Composto de Marketing
- Comunicação Integrada de Marketing
Módulo 3 - Comunicação e Imagem
- Definição De Comunicação
- Publicidade
- Marketing Direto
- Relações Públicas
Módulo 4 - Marketing de Conteúdos
- Marketing de conteúdos: conceito e regras
- Blogging, videoblogging e podcasting
- Wikis e ferramentas de colaboração
- Publicações digitais
- Utilização de vídeo e fotografia
- Apps e widgets
- Conteúdos gerados pelos utilizadores
- Webminars e conteúdos formativos
- Cloud computing aplicada ao marketing
Módulo 5 - Marketing relacional - CRM
- Princípios da gestão de relações com clientes
- Permission Marketing
- Fundamentos de CRM
- Fundamentos de Business Intelligence
Módulo 6 - Marketing Digital: Social media, redes sociais, community management, motores de busca
- O ecossistema dos social media
- Estratégia de comunicação em social media
- As plataformas de comunicação em redes sociais
- Analítica aplicada aos social media
- Community management
- Funcionamento dos motores de busca
- Implementação e explotação de campanhas de SEM
- Princípios de SEO
- Analítica web
- Desenvolvimento de Landing Pages e Testing
Módulo 7 - Marketing Internacional
- Objetivos e âmbito do marketing internacional
- O ambiente internacional
- O processo de decisão e as opções estratégicas
- Formas de acesso aos mercados internacionais
- Implementação do marketing-mix internacional
Módulo 8 - Métricas de Marketing e ROI
- Algumas considerações sobre métricas de marketing
- Métricas gerais da área de marketing
- Métricas de mercado, de marca e de clientes
- Métricas de produto e preço
- Métricas de distribuição e vendas
- Métricas de comunicação e promoção
- Métricas de Marketing digital
Módulo 9 - Como Criar um plano de Marketing
- Diagnóstico da empresa (externo e interno)
- Definição de mercado e de negócio
- Posicionamento e Segmentação
- Marketing-Mix
- Orçamentação e controlo do plano de marketing
Módulo 10 - Projeto Final
- Elaboração de um projeto, tendo em conta os conteúdos temáticos abordados ao longo das unidades modulares do Curso de Especialização em Marketing.
6. Certificado
Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.