MBA - Especialização em Inovação Empresarial.
Novas investigações revelaram um Gaudí inédito, além do seu trabalho como artista e arquiteto, um pioneiro em métodos de trabalho que hoje se ensinam nas escolas de negócios de todo o mundo. Inovador em planificação, gestão e processos de trabalho, dá-nos um legado multidisciplinar válido para a inovação empresarial, múltiplas soluções para a aplicação da criatividade e formas eficazes de gestão de recursos materiais, económicos e humanos, entendidos como fatores competitivos.
Este MBA tem vontade inovadora: converte-se num mecanismo que dá continuidade entre a teoria académica e as soluções práticas. Vai além do papel académico para se focar na geração de um pool de criatividade e de inovação alto valor agregado. Ajuda a conceber novos negócios e produtos e a introduzir novas fórmulas de gestão e de inovação em empresas e instituições, a partir do método de trabalho revolucionário, criado por Gaudí. Método baseado na ciência e em conceitos tão atuais como os de I+D+I, Coworking, Codesign, Just-in-time, RS, ecologia, reciclagem e eficiência energética.
O Método Gaudí não só tem sido motivo de interesse, no último século, para universidades como as de Massachusetts, Stuttgart, Innsbruck e Moscovo, como também serviu para criar empresas inovadoras em meio mundo.
Este MBA pretende capacitar o aluno na sua metodologia, aplicando-a em casos práticos e reais.
Além disso, os alunos terão acesso a mais de 40 masterclasses, exclusivas, de líderes mundiais em diferentes campos: de Arata Isozaki (arquitetura e urbanismo), Ferran Adrià (gastronomia e nutrição), Arnold Walz (informática e engenharia construtiva), Etsuro Sotoo (arte), entre outros.
O principal objetivo deste MBA para a Gestão de Empresas Inovadoras é preparar profissionais que saibam gerir o novo conceito de indústrias culturais e criativas, de alto valor económico nas sociedades avançadas.
Esta formação tem como objetivos:
- Relacionar a gestão de um projeto/empresa com a inovação
- Incorporar a metodologia de trabalho de/em equipa, na cultura da empresa
- Conhecer os principais riscos de liderar uma equipa orientada para a mudança
- Incorporar as chaves da inovação aplicada em cada fase de gestão e produção
- Aprender a planificar, tanto em processos como no produto ou serviço final
- Identificar os pontos determinantes, onde se deve aplicar a inovação
- Criar uma empresa com o método Gaudí
- Desenhar um plano de empresa
- Conhecer os conceitos de Gaudí no desenho e desenvolvimento de produto
- Idealizar uma marca e projetar a sua comercialização
- Saber analisar estudos de casos práticos e tirar conclusões
Informação do Programa:
Área: Gestão de Empresas
Modalidade: E-Learning
Avaliação: Online
Duração: 60 ECTS
Requisitos de Acesso:
Licenciatura ou experiência profissional equivalente
Destinatários:
- Empresários e Diretores que necessitem de uma visão mais completa e atual
- Estudantes de qualquer curso que contenha estudos de ciência, tecnologia e sociedade no âmbito do novo mundo da tecnologia, informação e comunicação
- Empresários que queiram desenvolver uma ideia relacionada a criatividade e a inovação
- Trabalhadores de qualquer setor que queiram atualizar e ampliar os seus conhecimentos para apostar no valor acrescentado da inovação
- Pessoas que queiram estudar um MBA com a possibilidade de ampliar os seus conhecimentos nas mais diversas matérias
- Diretores ou Gestores sem conhecimentos específicos sobre os benefícios da investigação, desenvolvimento e inovação no âmbito empresarial
Programa.
MÓDULO I
Estrutura Organizativa e Direção Estratégica da Empresa
- Fundamentos de Direção Estratégica
- Análise Competitiva
- Fundamentos da Formulação de Estratégias
- Implementação da Estratégia
- Estratégia e Mudança Empresarial
- Tipos de Sociedades
MÓDULO II
Envolvimento Económico
- Fundamentos de Economia e Empresa
- Empresa e Estados Financeiros
- Fundamentos de Contabilidade Financeira
MÓDULO III
Gestão Financeira
- A Função da Direção Financeira
- Contabilidade de Gestão
- Análise de Investimentos
- Meios de Financiamento
MÓDULO IV
Marketing e Gestão Comercial
- Conceitos e Políticas de Marketing
- Investigação de Mercados
- Previsão de Vendas
- Plano de Ação Comercial
- Rever o Mundo do Marketing
- Desenho de um Plano de Meios Digitais
- Análise de Concorrência no Marketing Digital
- Canais para Desenho de Campanhas
MÓDULO V
O Fator Humano na Organização
- Organização Empresarial e Gestão da Mudança
- Planeamento Estratégico
- Política de Remuneração e Sistemas de Incentivos
- Painel de Controlo para a Gestão de Pessoas
- Gestão do Conhecimento atendendo ao Multiculturalismo
- Gestão do Comportamento Individual e de Grupo
MÓDULO VI
Competências Pessoais e de Gestão
- Abordagem das Competências de Gestão
- Aplicação das Competências de Gestão
- A Liderança. A Competência Pessoal e de Gestão Chave
- O Líder na Organização
- Inteligência Emocional Aplicada ao Desenvolvimento das Competências de Gestão
- Comunicação Interna e Externa
MÓDULO VII
Gestão e Criatividade no Método Gaudí: do Conceito de Leadership à antecipação de Just-in-Time
- Introdução às Indústrias Criativas
- Impacto Económico e Empresarial nas Indústrias Culturais e Criativas
- O Método Gaudí como Antecedente e Exemplo de Empresa Inovadora
- O Who is Who das Tendências Atuais: de Isozaki a Ferran Adrià
MÓDULO VIII
A Inovação como Valor Acrescentado da Empresa: A Inovação como Recurso Empresarial
- Fundamentos da Inovação
- Aplicabilidade: da Ergonomia à Sustentabilidade
MÓDULO IX
A Criatividade como Oportunidade de Negócio
- Criar uma Empresa com o Método Gaudí
- O Desenho do Plano de uma Empresa
- Conceito Multi Setorial de uma Empresa
- Conceitos de Gaudí no Desenho e Desenvolvimento de Produto
- Marca e Comercialização
- Estudos de Caso e Conclusões
MÓDULO X
CURSO
Curso de Inglês
Básico, Pré-Intermédio, Intermédio ou Avançado
O aluno poderá escolher um dos quatro níveis
Metodologia.
O MBA - Especialização em Inovação Empresarial oferece uma metodologia totalmente flexível adaptada às suas necessidades, seja qual for a localização geográfica ou disponibilidade de tempo.
Metodologia e-Learning: Todos os conteúdos estarão à disposição no campus virtual universitário 24 horas por dia, os 7 dias da semana, sem qualquer obrigatoriedade de horário pelo que se torna extremamente flexível. Desta forma, torna-se simples conciliar uma vida profissional ativa com uma formação académica de excelência.
Todos os conteúdos estão atualizados com grande rigor técnico, são de fácil compreensão e têm uma clara vocação prática.
O IMF Business School coloca à disposição dos seus alunos:
- Tutorias pessoais (chat, telefone, email)
- Webinars
- Debates e grupos de discussão através de fóruns e chats
- Testes de auto avaliação
- Estudo de casos e documentação
- Possibilidade de aulas em direto
- Biblioteca virtual
Avaliação.
Avaliação contínua à medida que se avança no estudo do MBA - Especialização em Inovação Empresarial. Cada módulo é avaliado através da combinação de exames online e desenvolvimento de casos práticos.
A obtenção da dupla titulação, Master IMF Business School + Master Universidad Camilo José Cela, está sujeita à superação de todos os módulos e à elaboração de um trabalho final de avaliação.
Título.
- Master MBA pela Universidad Camilo José Cela
- Master MBA - Especialização em Inovação Empresarial pelo IMF Business School
Tutores.
O Painel de Tutores do curso é formado essencialmente por profissionais de empresas e do mundo académico, que podem transmitir aos alunos experiências laborais reais e exemplos práticos resultantes da sua experiência na atividade empresarial.
Saídas profissionais.
Ao finalizar este MBA com Especialização em Inovação Empresarial, ficará preparado para gerir projetos inovadores como:
- Diretor ou Administrador de Empresas do Setor das Indústrias Criativas
- Consultor Estratégico nas Diferentes Áreas de uma Empresa com Vocação Inovadora
- Responsável de Desenvolvimento de Negócios Criativos
- Diretor das Áreas Comercial, Vendas ou Marketing Inovador
- Product Manager
- Brand Manager
- Investigador ou Analista de Gestão de Ativos