Apresentação
A Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT) confere o grau de Mestre (2º ciclo) em Ciências da Comunicação, Marketing e Publicidade, tendo como objectivos a formação de investigadores e formadores em comunicação aplicada ao Marketing e à publicidade, bem como a qualificação e a aquisição de competências mais aprofundadas nesta área. Este mestrado destina-se a sujeitos na posse de formações genéricas em comunicação, ciências da gestão e, ciências da informação.
O curso de 2º ciclo em Ciências da Comunicação, Marketing e Publicidade terá 120 unidades de crédito (ECTS).
O curso funcionará em quatro semestres, culminando com a defesa de uma dissertação, cuja apresentação deverá ocorrer no final do 4º semestre. Os três primeiros semestres são de índole escolar, sendo que o 3º, compreende a realização de um seminário temático e um seminário sobre o projecto de tese, mas igualmente de características lectivas e de presença obrigatória. A realização desse seminário destina-se a aprofundar quer algumas das áreas contempladas no plano de estudos dos 1º e 2º semestres, quer perspectivando teorias e práticas que se prendam já com a dissertação final a elaborar por cada mestrando O 4º semestre destina-se à elaboração da dissertação de mestrado, decorrendo em regime tutorial.
O Diploma do Segundo Ciclo comprova o nível aprofundado de conhecimentos na área científica da Comunicação Aplicada ao Marketing e Publicidade, assim como as competências necessárias para, não só, exercer com sucesso as actividades profissionais correspondentes a estas áreas, mas proporcionando também, os conhecimentos científicos necessários para a prática de investigação e teorização, assim como a preparação para uma eventual frequência de um Diploma de Terceiro Ciclo.
O plano de estudos está organizado em torno de um conjunto de disciplinas nucleares que procuram orientar o mestrando para a investigação de problemáticas no primeiro semestre e, orientado para investigações específicas no segundo, de acordo com o domínio de especialização.
Saídas Profissionais
Director de marketing em organizações publicas e privadas;
Director de contas em agencias de publicidade e comunicação;
Director de planeamento estratégico
Director de comunicação e imagem
Consultor em marketing e comunicação
Docente e investigador em comunicação aplicada
Serviços
Ao nível da informática são disponibilizados diversos serviços via web ao aluno como um portal para o curso (htpp//comunica.ulusofona.pt), ferramentas de e-learning (moodle) e outros próprios da Universidade Lusófona.