Este ciclo de estudos está organizado em:
• um curso de mestrado, correspondente a 60 créditos, distribuídos por dois semestres;
• uma segunda parte, correspondente a 60 créditos, destinada a desenvolver um trabalho de projecto ou um estágio.
Assumindo a Animação como área de confluência artística, este Mestrado foi estruturado de forma a manter proximidade com as áreas de Desenho, Ilustração e Comunicação. As Áreas Científicas Optativas permitem a complementaridade da formação ou a aquisição de competências específicas de aplicabilidade profissional. A unidade curricular de Modelação 3D precede a de Animação 3D. Esta estrutura permite ao estudante a animação de personagens em ambientes por si criados anteriormente. A unidade curricular de Projecto de Animação tem uma duração anual, dado destinar-se à planificação do trabalho individual do estudante a desenvolver no 2º ano do ciclo de estudos.
A Estrutura Curricular do Curso foi organizada com o objectivo de permitir ao estudante a aquisição das competências fundamentais para a criação, gestão, e execução de projectos, perspectivando a sua inserção num contexto profissional; os mesmos objectivos presidiram à adopção das metodologias, diferenciadas consoante as características das várias UCs. Assim, a metodologia Teórica (T) é exclusiva nas UCs de Métodos e Práticas da Investigação, Cinema de Animação e Empreendedorismo, dado se pretender a construção de um quadro teórico nos domínios da investigação aplicada, dos princípios da Animação e dos contextos de aplicação empresarial das competências adquiridas; a mesma metodologia T aparece nas UCs de Animação 3D e Modelação 3D, no sentido de esclarecer os princípios de funcionamento e as capacidades operativas do software cujo domínio prático se desenvolverá através da metodologia Prática-Laboratorial (PL); a metodologia Teórico-Prática (TP) é adoptada nas restantes UCs, sendo complementada em Portafólio e, especialmente, em Projecto de Animação pela metodologia de Orientação Tutória (OT), pretendendo-se assim promover a autonomia do estudante e a sua auto-disciplina, qualidades particularmente importantes para a realização do 2º ano do curso.