O Mestrado em Automação e Comunicações em Sistemas de Energia é um 2º ciclo de estudos conducente ao grau de mestre, direccionando-se quer para profissionais integrados no mercado de trabalho, quer para alunos que tenham concluído um primeiro ciclo de estudos na área da Engenharia Electrotécnica, Engenharia Electromecânica ou afins, e que pretendam aprofundar os seus conhecimentos ou prosseguir os seus estudos.
A organização proposta para o ciclo de estudos é função do actual quadro legal, dos princípios subjacentes ao Processo de Bolonha e das recomendações das ordens profissionais, nacionais e internacionais, para a acreditação dos cursos de engenharia.
O Mestrado está organizado segundo o Modelo de Bolonha, tem a duração de 2 anos lectivos (4 semestres), correspondendo a um total de 120 ECTS. A conclusão da parte lectiva, (1.º ano, 66 ECTS) confere um Diploma de Especialização. Para quem pretende prosseguir para a obtenção do grau de mestre, o 3º e 4º semestres são dedicados, quase integralmente, ao desenvolvimento de um estágio ou projecto, de cariz profissional e aplicado.
O Mestrado oferece duas áreas de especialização: “Sistemas de Energia e Automação” e “Sistemas Industriais”, ambas centradas na área da Engenharia Electrotécnica, integrando e articulando as áreas dos Sistemas de Energia, da Automação e das Comunicações. Estas são as áreas estruturantes do primeiro ciclo de estudos em Engenharia Electrotécnica, leccionado no Departamento de Engenharia Electrotécnica (segundo o Modelo de Bolonha), são áreas de referência no Espaço Europeu de Ensino Superior e são fundamentais para o desenvolvimento nacional e europeu.
Cada uma das unidades curriculares do mestrado pode ser frequentada em regime de Unidades Curriculares Isoladas, sem candidatura prévia ao mestrado, com o objectivo de aprofundar conhecimentos nas respectivas áreas.
O Mestrado em Automação e Comunicações em Sistemas de Energia foi criado e proposto pelo Departamento de Engenharia Electrotécnica, contando ainda com a colaboração dos Departamentos de Fisica e Matemática, de Engenharia Química e de Engenharia Civil para a leccionação de algumas Unidades Curriculares.