ObjectivosO Mestrado em Biologia Celular e Molecular dá formação científica e técnica, a nível avançado, em áreas de forte desenvolvimento actual da Biologia Celular Molecular, necessárias à compreensão do funcionamento dos seres vivos, dos problemas de saúde, das técnicas modernas de diagnóstico e tratamento, particularmente em Neurociências, Toxicologia, Biologia da Reprodução e Genética Clínica. O plano de estudos inclui disciplinas das Ciências Exactas que têm sido fundamentais para o avanço do conhecimento em Biologia e Biomedicina. O programa visa formar Mestres com dois perfis principais: um direccionado para a investigação científica e continuação para o terceiro ciclo, e o outro mais vocacionado para a preparação de técnicos em áresa da saúde. O perfil irá ser determinado pela escolha de opções, o tipo e número de rotações laboratoriais, e o carácter do projecto/estágio desenvolvido no 2º ano do programa. Espera-se que os alunos que seguem para o terceiro ciclo desenvolvam projectos de investigação original enquanto que os alunos mais vocacionados para saídas profissionais na área da saúde poderão desenvolver trabalhos de projecto ou estágios mais técnicos.
Dirigido aLicenciatura ou 1º ciclo em áreas das Ciências da Vida ou Tecnologias, com classificação mínima de 14, ou currículo que a Comissão de Estudos Graduados considere adequado Os candidatos serão seleccionados com base no currículo, cartas de recomendação e, eventualmente, numa entrevista
TitulaçãoMestre em Biologia Celular e Molecular
ConteúdoO Mestrado em Biologia Celular e Molecular inclui uma parte curricular no primeiro ano constituída por cursos, rotações laboratoriais e seminários, e no segundo ano um projecto ou estágio, terminando com uma prova de defesa para obtenção do grau. Os cursos, na forma de módulos intensivos durante 3 a 4 semanas, implicam a dedicação exclusiva do aluno. Os cursos incluem aulas teóricas participadas, teórico-práticas, práticas laboratoriais e orientação tutorial. As rotações laboratoriais envolvem a inserção dos alunos em trabalhos a decorrer em laboratórios de investigação, de hospitais ou empresas, durante 4 semanas. Além da aprendizagem das tecnologias, o estudante toma conhecimento das questões científicas em estudo, e faz um relatório final do trabalho no laboratório. A escrita duma monografia sobre o estado do conhecimento na área científica do projecto ou estágio (Seminário I), e a elaboração, apresentação e defesa do plano de trabalhos (Seminário II) envolvem sobretudo trabalho pelo estudante e orientação tutorial pelo supervisor. O 2º ano é dedicado em exclusivo ao desenvolvimento dum projecto ou estágio, com curtos relatórios periódicos de progresso. Os alunos que desenvolvam investigação científica original elaboram e defendem uma dissertação, enquanto que o trabalho de estágio termina com a elaboração e defesa dum relatório.