Saídas Profissionais:
Mestres em Biotecnologia e Qualidade Alimentar ficam aptos a desenvolver actividades profissionais em empresas alimentares, em laboratórios responsáveis pelo controlo de qualidade de produtos alimentares, assim como em entidades que se destinem à investigação na área da Qualidade Alimentar e da Biotecnologia. Entre outras, estes mestres ficarão especialistas para o desempenho das seguintes funções:
- Implementação e Avaliação de Sistemas de Segurança e Qualidade Alimentar
- Desenvolvimento e Validação de Métodos Analíticos indispensáveis aos Controlo de Qualidade Alimentar, que a nível da Análise Química quer na Análise Microbiológica.
- Concepção e Desenvolvimento de Novos Produtos Alimentares
- Concepção e Desenvolvimento de Novas Tecnologias de Produção de Alimentos
- Participar em projectos de Investigação na área da Biotecnologia e Qualidade Alimentar e/ou prosseguir estudos de doutoramento.
Os Mestres em Biotecnologia e Qualidade Alimentar poderão exercer funções em empresas de base biotecnológica e agro-alimentar ou ainda em serviços públicos. Alguns exemplos de saídas profissionais:
- Indústrias Alimentares com processos fermentativos (cerveja, vinho, lacticínios, etc.)
- Indústrias alimentares com processos essencialmente físicos ou físico-químicos (bolachas, sumos, óleos alimentares, entre outros)
- Empresas de comercialização de material científico e tecnológico
- Investigação Científica
Estrutura do Curso:
O Mestrado em Biotecnologia e Qualidade Alimentar está organizado num ciclo de estudos com a duração de dois anos, correspondendo a 120 ECTS. O ciclo de estudos conducente ao grau de Mestre integra: 1) um curso de especialização composto por um conjunto de unidades curriculares, também denominado curso de mestrado, a que correspondem 52% do total de créditos do ciclo de estudos; 2) uma dissertação de natureza científica, especialmente realizada com este propósito, que corresponde cerca de 48% do total de créditos previstos no presente ciclo de estudos. No final deste ciclo será atribuído um diploma de Mestre em Biotecnologia e Qualidade Alimentar.