Mestrado em Ciências da Comunicação

Solicite informação

Mestrado em Ciências da Comunicação

  • Objectivos A formação de 2.º ciclo em Ciências da Comunicação caracteriza-se por: 1) oferecer ao estudante o conhecimento aprofundado, nomeadamente, elaboração de peças jornalísticas no âmbito da imprensa, rádio, audiovisuais, televisão e internet; colaboração nas diversas actividades de relações públicas em empresas e instituições; colaboração na produção e divulgação de mensagens no âmbito da comunicação organizacional; participação em vários níveis do funcionamento de uma agência de publicidade; contacto com instituições nacionais e estrangeiras, por canais como telefone, e-mail, fax e correio; pesquisa para elaboração de boletins informativos / circulares para divulgação e promoção de actividades; redacção documentos (actas, ofícios, e-mails, faxes, inquéritos, declarações, listagens, quadros, gráficos e outros); participação na organização de eventos, reuniões e seminários; 2) proporcionar-lhe as condições de observação, reflexão e descoberta relativamente à realidade nacional e internacional das áreas de comunicação respectivas. O Mestrado em Ciências da Comunicação, em todas as variantes, assegura ao estudante uma especialização de natureza académica com a apresentação e defesa de uma dissertação académica, com recurso a actividades de investigação e inovação, nas áreas do jornalismo, relações públicas e publicidade e informação e documentação. No entanto, o estudante também pode optar por uma via mais profissionalizante, de aprofundamento das suas competências profissionais, em alternativa à dissertação, com a realização de um estágio profissional numa instituição europeia, e a respectiva apresentação de relatório final, com a duração de 6 meses, a que correspondem 42 ECTS.
  • Titulação Mestre em Ciências da Comunicação
  • Conteúdo
    Saídas Profissionais:  
    As saídas profissionais vão desde as profissões relacionadas com os media (jornais, rádio, TV, Internet, etc.), às relações públicas, à gestão de informação e documentação (empresas públicas e privadas, bibliotecas, centros culturais, autarquias, etc.) até profissões emergentes como são as ligadas às relações internacionais e interculturais (empresas e organismos de mediação, de difusão e de criação de imagem ao nível empresarial, social, político, cultural, educativo e artístico).

Outro curso relacionado com ciência da comunicação