Mestrado em Ciências da Educação - Esp. em Bibliotecas Escolares e Literacias do Sc.XXI
ObjectivosA importância da informação e a consciência do valor desta como recurso essencial para o desenvolvimento pessoal e acadêmico, enquanto alicerce de um percurso escolar esclarecido e sustentado, tem lançado uma nova luz sobre as bibliotecas das instituições de ensino, com particular incidência naquelas que não pertencem ao ensino superior, i.e., as bibliotecas das escolas do 1º, 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário.Atendendo à importância primordial da informação num contexto educacional e capitalizando assim a experiência das diversas áreas desta Universidade, disponibiliza-se este Mestrado ao abrigo do Decreto-Lei 74/2006 de 24 de Março, o qual beneficia da investigação e ensino realizado na área das Ciências da Educação (a nível da Licenciatura, Mestrado e Doutoramento), e também a da área das Ciências Documentais que disponibiliza, actualmente, formação ao nível da Pós-Graduação, Mestrado e Doutoramento.
ConteúdoMestrado em Ciências da Educação - Esp. em Bibliotecas Escolares e Literacias do Sc.XXI
Duração / Grau ou Diploma conferido / ECTS
2 Anos (4 Semestre) / Mestre / 120 ECTS
Direcção do Curso Professora Doutora Gisélia Felício
Secretariado Joana Almeida
Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir
Formar profissionais tanto na área das Ciências da Educação, como na das Ciências Documentais, dotando-os das ferramentas necessárias para a prossecução de um trabalho altamente especializado e imprescindível, atendendo à situação actual das bibliotecas escolares, em Portugal e às mudanças organizacionais em curso.Competências na área das Ciências da Educação, Ciências da Documentação e da Informação, Tecnologias, Comunicação e Gestão, imprescindíveis a qualquer profissional das áreas da Educação, Biblioteconomia, ou Gestão da Informação em geral e em particular na área das Bibliotecas Escolares.
Estudos Futuros
Prossecução de Estudos ao nível do Doutoramento em Ciências Documentais ou do Doutoramento em Ciências da Educação, ministrados na Universidade Lusófona.
Saídas Profissionais
Coordenadores de Bibliotecas Escolares/CRE;Coordenadores Interconcelhios para as Bibliotecas Escolares/CRE;Professorescomfunções na Biblioteca;Professores especialistas na área das novas literacias.
Plano de Estudos
DESPACHO N.º 15707/2009, DE 9 DE JULHO1.º Ano / Tronco Comum ECTS
Opção 1 Semestral 8
A Biblioteca Escolar / CRE como factor de desenvolvimento pessoal e académico 1º Semestre 5
Fundamentos Epistemológicos da Educação 1º Semestre 5
História das Ideias e das Instituições Educativas 1º Semestre 5
Professor Bibliotecário: desenvolvimento de novas competências 1º Semestre 5
Psicologia da Educação e do Desenvolvimento 1º Semestre 5
Teoria Social e Educação 1º Semestre 5
Educação e Tecnologias de Informação e Comunicação 2º Semestre 5
Gestão da BE/CRE e Tratamento das Colecções 2º Semestre 8
Organização e Funcionamento da Biblioteca Escolar / CRE 2º Semestre 6
Seminários - Grandes Temas da Educação e da Biblioteconomia 2º Semestre 3
2.º Ano / Tronco Comum ECTS
Dissertação Anual 60
Outro curso relacionado com ensino de outras matérias